Grupo de kitesurfistas realiza travessia inédita no 2º Festival de Turismo do Munim

Nedilson Machado

Um grupo de kitesurfistas de São Luís realizou com sucesso uma travessia inédita durante o  2° Festival de Turismo de Aventura da Região do Munim, promovido pelo Sebrae-NA, que aconteceu nesse fim de semana.

A participação do kitesurf foi um convite do gestor do Sebrae regional do Munim, David Felipe, à  organizadora de kitetrips Poliene Schalcher,  diretora náutica da Aven Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão e  CEO da Delta Lençóis Kitetrip.

Poliene montou uma comissão com quatro amigos kitesurfistas experientes: Rafael Tavares, Glauco Vaz, Henrique Gigante e George DJ para somar no planejamento e logística. Plano montado, convidaram um time de  velejadores  com classificação de nível avançado para o desafio.

Os velejadores atravessaram a Baía de São José, saindo da Praia de Panaquatira até a Praia de Santa Maria de Guaxenduba no último sábado dia 9. Um percurso de 20 km realizado em 40 minutos com vento de categoria moderado. Já próximo da praia de Santa Maria, o vento soprou mais forte e os kitesurfistas finalizaram com sucesso a travessia acompanhados também pelo ar numa aeronave pilotada por Benedito Vasconcelos em um voo que embelezou ainda mais o céu de Santa Maria de Guaxenduba em composição ao colorido das pipas do kitesurf.

Praia de Santa Maria

O grupo foi pioneiro nessa travessia que provocou muita emoção e expectativa aos desbravadores pelo valor histórico do ponto de chegada e aos moradores pelo ineditismo do evento.

Além da bela paisagem, a praia de Santa Maria foi palco da grande Batalha de Guaxenduba em 1614/1619, quando os portugueses sob o comando de Jerônimo de Albuquerque lutaram em desvantagem. Entretanto, aíram vitoriosos e expulsaram os franceses  do Maranhão obrigando o comandante francês Daniel de La Touche senhor de  La Ravardière a  entregar o Forte de São Luís.

A batalha de 2023 se deu na superação do desafio de vencer o mar, o vento as adversidades , a distância de uma margem a outra de um litoral tão lindo nessa   região ainda tão pouco conhecida. A vitória é da comunidade pela  proposta do Festival que visa alavancar o turismo e geração de renda da região.

Compartilhe este artigo