Gratuito, Festival Amazônia Encena Na Rua chega ao Maranhão em agosto

Nedilson Machado
A programação do festival se inicia com um esquenta em escolas públicas de São Luís, com sessões especiais entre 2 e 7 de agosto. (Foto/Divulgação)

 

O Festival Amazônia Encena na Rua chega a sua 14ª edição e em um feito inédito: será realizado em dois estados, Rondônia e Maranhão. De acordo com a produção do evento, 145 espetáculos de teatro, circo e dança foram inscritos – dentre os inscritos, uma curadoria especializada selecionou 13 espetáculos para a programação.

O coordenador do Festival, Chicão Santos comemora: “O Amazônia Encena na Rua é a grande festa das artes cênicas de rua, é o lugar onde o teatro, a dança e o circo se encontram para encantar toda a gente que vai até o festival. Nós estamos muito felizes com a quantidade de obras inscritas, é bom ver que os artistas estão voltando a produzir depois da pandemia”.

O Amazônia Encena na Rua nasceu para preencher uma lacuna no cenário cultural da Amazônia Legal, que ainda não possui outro evento com essa dimensão voltado para a difusão das artes cênicas de rua produzidas no eixo.

Além de ser uma celebração artística, o festival também se configura como uma importante ferramenta de política pública para a fruição, fomento, difusão e circulação da produção artística amazônica, além de contribuir para a formação de plateia e artistas locais.

A sua programação abrangente, descentralizada, gratuita e inclusiva visa estimular o interesse da comunidade pelas atividades artísticas e promover a troca e o intercâmbio entre diferentes linguagens, estéticas e grupos da Amazônia e do Brasil.

O Amazônia Encena na Rua se potencializa pela formação de novas plateias, valorização e oportunização de visibilidade aos artistas, grupos, conteúdos e espetáculos produzidos na Amazônia, além de gerar conexões e fortalecimento da Rede de Teatro da Floresta, Rede Brasileira de Teatro de Rua, entre outras redes.

A programação do festival se inicia com um esquenta em escolas públicas de São Luís que acontecerá entre os dias 02 e 07 de agosto. Já a Programação Oficial ocorrerá entre os dias 08 e 13 de agosto na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís e contará com 09 (nove) apresentações de grupos do Maranhão, Pará, Amapá, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Todas as ações do evento são gratuitas e realizadas em locais públicos, garantindo que haja democratização do acesso à arte pela comunidade. O festival oferecerá também atividades formativas – as inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos seguintes links:

ATIVIDADES FORMATIVAS

OFICINA 1:  Treinamento do Ator de Rua;
10 de Agosto, 15h, Praça Nauro Machado (Reviver);
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/8XseqN3AKrxsqNPh9.

OFICINA 2: A Dramaturgia da Rua;
11 de Agosto, 15h, Praça Nauro Machado (Reviver);
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/ZN41bmaKQoHCNNB89.

O festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, possui patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Compartilhe este artigo