Governador Brandão celebra cultura e fé em dois grandes eventos na cidade de São Luís

Nedilson Machado
Governador participa da Festa da Juçara e encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac (Fotos: Rodrigo Ribeiro)

 

O governador Carlos Brandão declarou seu compromisso com a cultura, tradições e fé do povo maranhense ao participar de dois eventos importantes, neste domingo (15). O primeiro deles foi a abertura da 54ª Festa da Juçara, realizada no Parque da Juçara Rosa Mochel, no Maracanã, zona rural de São Luís. Em seguida, marcou a presença no encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac, que uniu as pessoas em torno da fé e da devoção, em um ambiente de comunhão e espiritualidade.

A Festa da Juçara, que ocorre até o dia 5 de novembro, é uma celebração que fortalece a cultura e as raízes da região, além de proporcionar entretenimento e oportunidades de trabalho. Carlos Brandão expressou sua entusiasmo em fazer parte da festa.

“Para mim, é uma satisfação muito grande voltar à Festa da Juçara, nesta que é a 54ª edição. Todos os anos, eu participo para prestigiar, porque entendo que aqui se fortalece a cultura, as nossas tradições. Ao mesmo tempo, é uma forma de dar entretenimento às pessoas e oportunidade de trabalho. Esta também é uma maneira de aproximar a população de nossas raízes”, frisou o governador.

Como forma de fortalecer ainda mais o evento, o governo do Maranhão fez intervenções na infraestrutura do Parque da Juçara, o que incluiu a construção de cinco parquinhos para as crianças. O governador também destacou a possibilidade de inclusão da Festa da Juçara em um roteiro turístico ao longo do ano, atraindo visitantes locais e turistas.

“Aqui, também, temos os palcos com apresentações culturais e estamos pensando, inclusive, em colocar a Festa da Juçara como roteiro turístico, com o parque funcionando, de fato, o ano inteiro. Desta forma, poderemos amparar e receber os turistas, além dos ludovicenses que gostam dessa festa”, acrescentou Carlos Brandão.

Mayara da Juçara, que é uma das organizadoras do evento, expressou sua gratidão pelo apoio do Governo do Maranhão. “É uma grande honra e satisfação estarmos aqui mais um ano fazendo a Festa da Juçara com muito esforço e trabalho. Uma festa de geração de emprego e renda, da preservação da cultura do Maranhão, do meio ambiente e dos nossos juçarais. A cadeira produtiva da juçara é muito grande, então, a comunidade do Maracanã tem honra em ser palco dessa festa. A gente só tem a agradecer por todo o incentivo do governador, que é um grande entusiasmo do parque e da festa”, afirmou.

Outra voz do evento, Dona Cotinha, uma das primeiras organizadoras da festa, acabou sua alegria por ver a celebração crescer a cada ano.

“Esta festa tem 54 anos, e eu estive em todos, estou desde a primeira. Eu me sinto muito satisfeito e muito alegre em conviver e ver a festa como ela está hoje. A cada ano que passa, ela melhorou ainda mais”, comemorou Dona Cotinha”.

Círio de Nazaré do Cohatrac

Além da Festa da Juçara, o governador participou do encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac. Durante a celebração, Brandão destacou a importância do evento para encontrar e abraçar a população, além de pedir orações para orientar seu governo.

“Muito feliz em participar do Círio de Nazaré aqui do Cohatrac. Nós sempre estivemos presentes, o Governo do Estado sempre ajudou, trocinou. É um momento para encontrarmos com a população, abraçar, pedir orações para iluminar o nosso governo. Eu vim aqui para renovar minha fé, para pedir que Deus olhe e me ilumine para tomada de decisões certas, afinal, sou governador de quase 7 milhões de pessoas”, enfatizou o governador maranhense.

A presença de diversas pessoas de diferentes idades demonstra a força da fé e da tradição do evento. Janilde Buaz, dona de casa, descreveu sua sensação como inexplicável e destacou o papel do Círio de Nazaré em fortalecer a fé das pessoas.

Compartilhe este artigo