O diretor executivo da G5 Logística, Raul Lamarca/ Representantes da EMAP e da G5 posam para foto/ Representantes da EMAP, G5 Logística, South32 e Steinweg durante o anúncio oficial (Foto/Divulgação)
A G5 Logística, em parceria com a operadora logística holandesa Steinweg e a mineradora australiana South32, uma das acionistas do Consórcio Alumar, deu início, nesta semana, ao embarque de alumínio no Porto do Itaqui com destino ao Porto de Rotterdam (Holanda). A retomada da exportação com um volume total de 15 mil toneladas acontece após 10 anos. O anúncio oficial ocorreu nesta terça-feira (12) no berço 99 do Porto do Itaqui com a presença dos representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), da G5 Logística, da South32 e da Steinweg.
O retorno do alumínio é fruto de uma parceria entre as empresas G5 Logística, a operadora logística holandesa Steinweg e a mineradora australiana South32, uma das acionistas do Consórcio Alumar. A G5 Logística é uma das maiores empresas de base logística atuando no Maranhão e, além do alumínio, faz operações portuárias de celulose, cobre e outras cargas gerais no Porto do Itaqui.
O diretor executivo da G5 Logística, Raul Lamarca, classificou o momento como especial, considerando que a retomada da operação com esse tipo de carga ocorre após um período de 10 anos. “A retomada da carga de alumínio, que é muito importante para o Maranhão, é fruto de uma importante parceria entre a G5 Logística, o South32, a Steinweg e a autoridade portuária, a EMAP, e temos muitas perspectivas positivas para o setor com uma previsão de embarque de cerca de 100 a 150 mil para o ano de 2024”, disse.
Impacto positivo
Para o presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). Gilberto Lins, a retomada desse tipo de operação impacta positivamente no estado do Maranhão gerando mais emprego e movimentando ainda mais a economia local. “Por conta dessa carga a Alcoa anunciou investimentos para duplicar a sua planta gerando mais cinco mil empregos diretos”, destacou.
De 2001 a 2013, quando ocorreu o último embarque de alumínio no Porto do Itaqui, foram exportadas 2,1 milhões de toneladas da carga pelo porto maranhense. Após desembarcar no Porto de Rotterdam, os lingotes de alumínio seguem para o mercado europeu, onde têm diversas aplicações econômicas.