Festival de cinema francês chega a São Luís

Nedilson Machado

O filme “Intocáveis”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, será exibido no primeiro dia da edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece de 15 a 23 deste mês na cidade.

 

Sucesso em 2011 com mais de 45 mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor do cinema da França da atualidade para a cidade em mais uma edição nacional.

Em São Luís, as exibições vão acontecer de 15 a 23 deste mês, na rede Cinesystem Cinemas, no Rio Anil Shopping. Em 2012 o evento cresceu e chegará a 33 cidades brasileiras – um crescimento de mais de 30% em relação ao ano passado – que poderão assistir às exibições de filmes franceses inéditos no Brasil, em mais de 45 salas de cinema.

A programação será simultânea e conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao thriller. No Rio de Janeiro, sede do Festival Varilux, e em São Paulo, além dos filmes haverá encontros entre artistas convidados e o público.

Na abertura em todas essas cidades será exibido o premiado “Intocáveis” (Intouchables), de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno absoluto de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas.

Nomes importantes estarão presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aclamada pelo seu trabalho no longa “Caramelo”, a diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki vem ao país para divulgar o seu novo filme, “E agora, aonde vamos?”.

Além de Nadine, as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de “Uma garrafa no mar de Gaza”, Isabelle Candelier, de “Adeus Berthe o enterro da vovó”, e Astrid Bergès- Frisbey, protagonista de “A filha do Pai”. Moussa Touré, diretor senegalês de “O barco da esperança” (La Pirogue), Thierry Binistri diretor de “Uma garrafa no mar de Gaza”, Jean-Pierre Denis, diretor de “Aqui embaixo”, e Khaled Mouzanar, compositor da trilha sonora de “E Agora, Aonde Vamos?”, também estão confirmados.
Entre outros importantes títulos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como “Adeus Berthe – o enterro da vovó” (Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; “Aliyah” (Alyah), de Elie Wajeman; “O Barco da Esperança” (La Pirogue), de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como “E agora, aonde vamos?” (Et maintenant on va ou ?), de Nadine Labaki ; “Uma garrafa no mar de Gaza” (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; “Um evento feliz” (Un heureux événement), de Remy Bezançon ; “A Filha do Pai” (La fille du puisatier), de Daniel Auteuil ; “Paris-Manhattan”, de Sophie Lellouche ; “A arte de amar” (L’art d’aimer), de Emmanuel Mouret ; “Polissia” (Polisse), de Maiwenn ; “Titeuf”, de Zep ; “My Way, O Mito Além da Música” (Cloclo), de Florent Emilio Siri ; “A Vida Vai Melhorar” (Une Vie Meilleure), de Cédric Kahn ; e “O Monge” (Le Moine), de Dominik Moll.

AQUI A PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUIS (CINESYSTEM CINEMAS, RIO ANIL SHOPPING): AGENDE-SE.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.