A festa do Halloween tem como motivação a crença dos povos celtas na comunhão entre a vida e a morte (Foto/Ilustração)
Pipocam na cidade as tradicionais festas de Halloween, que passam de geração a geração pela agenda cultural da América, sobretudo nos Estados Unidos. Em São Luís, uma celebração que promete abalar quarteirões na noite desta sexta-feira (1º de novembro) é o Halloween da Escola de Dança Expressar, comandada pelo professor Geovanio Araújo.
A festa vai acontecer a partir das 21h, na Escola de Dança Expressar, Av. dos Holandeses, com show da cantora Vânia Coelho com muito forró, seresta, brega samba e reggae e os Djs Higo Rafael, Clemilson Rodrigues, Zouk Geovanne e Dennis Adam, garantindo hits para não deixar ninguém parado.
Outra atração é o Espaço Afrobeat com Josef Osei, numa vibe contagiante e única com ritmos afro para celebrar a energia da noite. Atenção, galera: vai rolar premiação de melhor fantasia para 1º, 2º e 3º lugares, portanto prepare o seu look assustador e apareça lá disposto a dançar e se divertir muito na festa mais arrepiante do ano. Ingressos aos preços de R$ 30,00 (antecipado) e R$ 50,00 (na porta). Contato para mais informações: (98)985310506.
Curiosidades de Halloween
A festa do Halloween tem como motivação a crença dos povos celtas na comunhão entre a vida e a morte. A celebração do Samhain, um festival de três dias que começava no dia 31 de outubro, era uma forma de homenagear o “Rei dos mortos”. Os celtas acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos, por isso usavam fantasias e artefatos sombrios para se defenderem.
O nome “Halloween” vem da expressão “All Hallows Eve”, que significa “a véspera de todas as almas”. A data antecede o Dia de Todos os Santos, que foi alterado para 1 de novembro pelo papa Gregório 3º, unindo a celebração cristã dos santos com o Samhain.
A tradição do Halloween foi passada de geração em geração e incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.