Equatorial Maranhão celebra Dia Mundial da Limpeza com ações de conscientização ambiental

Nedilson Machado
Mais de 26 mil toneladas de materiais reciclados foram coletadas ao longo da semana/ No fim do dia, foi entregue um cheque de redução da conta de energia no valor de R$ 5.376,00 como bônus pelo material reciclado (Fotos/Divulgação)

 

A Equatorial Maranhão participou da celebração do Dia Mundial da Limpeza (Clean Up the World) no Parque do Itapiracó, promovendo ações sustentáveis e conscientização ambiental. As atividades contribuíram para aumentar a conscientização sobre o desperdício e destinar corretamente materiais recicláveis, além de promover a economia por meio da reutilização de produtos. As ações foram realizadas em colaboração com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e fazem parte do compromisso firmado com a Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual a Equatorial é signatária.

Como incentivo à campanha de preservação ambiental, a Equatorial Maranhão, participou levando o E+ Reciclagem, projeto que atua há 12 anos com o objetivo de realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), durante a semana que antecedeu o Clean Up, o projeto atuou coletando materiais didáticos antigos em escolas da rede pública estadual da capital, e ao final foram recolhidas mais de 26 toneladas de materiais recicláveis, como livros antigos e cadernos usados. No fim do dia, foi entregue um cheque de redução da conta de energia no valor de R$ 5.376,00 como bônus pelo material reciclado e esse valor foi doado para a Escola de Cegos do Maranhão.

Pneus reciclados

Na ocasião, a Distribuidora realizou também uma oficina de confecção de puffs com pneus reciclados e disponibilizou troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas LED, que são mais econômicas e eficientes. Para Rainilton Andrade, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, a ação é um importante passo para reafirmar o compromisso com a sustentabilidade e a promoção de práticas ambientalmente responsáveis em alinhamento com os valores da Companhia. “A Equatorial Maranhão está dedicada a fazer a diferença em nossa comunidade e contribuir para um futuro mais consciente. Através dessas ações no Dia Mundial da Limpeza podemos perceber que existem formas de promover grandes mudanças para um meio ambiente menos poluído e mais sustentável.”

Além da ação com a SEMA a Equatorial apoiou ainda a ação realizada pela ASBOA – Associação de surf e bodyboarder, que realizou uma manhã de atividades no dia 17 de setembro na Praia do Olho D’água. Além de caminhada para a limpeza da praia, a associação realizou palestras educativas e atividades com as crianças que moram no entorno.

Sobre o Clean Up the World 

O Clean Up the World é uma campanha internacional que estimula grupos em várias partes do mundo a desenvolverem ações de limpeza de praias, rios, nascentes e manguezais, mobilizando a população para o exercício da cidadania e sensibilizando-a através da corresponsabilização com o destino final e gerenciamento de resíduos sólidos, em especial do plástico, bem como a preservação do meio ambiente. Desde 1993, mais de 35 milhões de voluntários, em 133 países, já participaram desses eventos. (Fonte/Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão)

Compartilhe este artigo