A equipe do EQTLAB no Stand na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNTC 2024/ Os palestrantes do EQTLAB Andressa Gaspar, Jéssica Costa e Matheus Menezes/ Stand do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão (Fotos/Danielle Viera)
Foi iniciada a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), evento que começou nesta terça-feira (15) e vai até quinta-feira (17), no Convento das Mercês, em São Luís. A SNCT deste ano tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, é aberta ao público, gratuita e se destaca como a maior iniciativa voltada para a divulgação científica do Maranhão.
Dentro da ampla programação, voltada para enfatizar o valor da ciência e da tecnologia no mundo atual, estão sendo realizados minicursos, palestras, oficinas, lançamento de livros, debates, exibição de vídeos científicos, dentre outras atividades. O Grupo Equatorial não poderia ficar de fora, já que a Inovação e a Sustentabilidade fazem parte do DNA do Grupo, que acaba de completar 20 anos.
O superintendente de Digital, Inovação e Assuntos Estratégicos do Grupo Equatorial, Sérgio Araújo, destacou a importância do evento: “O Grupo Equatorial sempre investiu em Inovação. Apostamos nas Tecnologias e na Ciência, apoiamos projetos relevantes que fazem uso da inteligência artificial (IA) e não poderíamos ficar de fora de um evento como esse, cuja maior importância é ajudar a democratizar a Ciência e a Tecnologia no estado. A SECTI está de parabéns pela realização da Semana e estamos presentes com nosso time do EQT Lab, que funciona como um hub de inovação e tecnologia dentro do nosso negócio”, destacou Sérgio.
No stand interativo do EQT Lab, que conta com ambientes instagramáveis à disposição dos visitantes, a maior curiosidade ficou por conta da ação interativa com óculos de realidade virtual. Com eles, os participantes fazem virtualmente um tour às instalações do casarão histórico onde funciona o EQT Lab. A equipe do hub também está a postos no stand, apresentando os projetos de inovação e tecnologia utilizados dentro do Grupo.
E, para compartilhar toda a expertise técnica e cases de sucesso na área de Inovação, o time da Equatorial proferiu três palestras no dia da abertura da Semana:
A palestra “A Inovação em IA No Setor Elétrico (Grupo Equatorial)” ficou por conta do Analista de Tecnologia e Pesquisador do EQT Lab, Matheus Menezes. Ele mostrou como o Grupo Equatorial usa a Inteligência Artificial e faz uso da Inovação em seu negócio de distribuição de energia elétrica: “Apresentamos o setor elétrico em detalhes, como é complexo operar nesse segmento e quais os seus principais desafios. E mostramos como estamos usando a Inteligência Artificial para inovar nesse setor e oferecer soluções para as operações mais complexas. Falamos dos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e sobre os projetos desenvolvidos com o uso de IA no EQT Lab”, resumiu o pesquisador.
Case “EQT Lab como Hub de Inovação do Grupo Equatorial”
Em seguida, houve a apresentação do case “EQT Lab como Hub de Inovação do Grupo Equatorial”, pela Curadora Andressa Gaspar. Ela mostrou como funciona essa unidade instalada no Centro Histórico de São Luís, que é totalmente dedicada a projetos de pesquisa e de inovação desde o ano de 2021. No belo casarão colonial, que integra o programa do Governo do Estado “Adote um Casarão”, funcionam atualmente um espaço de coworking, salas de reunião, área de visitação institucional, um café aberto ao público, além de espaço para a realização de palestras e seminários. Esse projeto foi realizado com recursos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ANEEL.
Andressa explicou qual a função e o que vem a ser um Hub de Inovação como o EQT Lab, ou seja, um local que é ponto de encontro onde startups, empresas, universidades, investidores e outros agentes se conectam para colaborar, trocar conhecimento e impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novas ideias e soluções. Em seguida, foi apresentado o histórico do EQT Lab e os diversos projetos que são desenvolvidos atualmente.
Um exemplo de como a Inovação e a Tecnologia atuam para solucionar problemas e otimizar soluções é o Projeto Horus, desenvolvido pelo EQT Lab, que é uma plataforma computacional voltada para auxiliar a Equatorial Maranhão na resposta operacional em situações climáticas adversas, otimizando a tomada de decisões no planejamento e gerenciamento do despacho de equipes. Antes, esse processo se dava com ferramentas limitadas de planejamento e produtividade de equipes na interpretação de possíveis impactos meteorológicos. Com a gestão otimizada pelo Horus, o planejamento atual se dá de forma avançada e os indicadores de produtividade são bem superiores.
“A importância de momentos como esse é trazer os estudantes para ficarem mais próximos da realidade da Ciência e da Tecnologia e do que está sendo desenvolvido na cidade e nas empresas nesses setores. Para as empresas e profissionais, trata-se de uma oportunidade para demonstrar os projetos que estão sendo desenvolvidos e suas respectivas expertises. Que a gente possa cada vez mais fomentar e fortalecer o Eco Sistema de inovação dentro do Maranhão, com eventos como a SNCT”, destacou a Curadora do EQT Lab, Andressa Gaspar.
E a Analista de Transformação Digital do EQT Lab, Jéssica Mendes, coube a apresentação do tema “O futuro da inteligência artificial”, que foi uma verdadeira aula sobre conceitos, utilizações, regulamentação e tendências da Inteligência Artificial no Brasil e no mundo. Segundo ela destacou: “o objetivo da palestra foi despertar a curiosidade das pessoas sobre a IA e o seu uso, visando aproximar o público dessa que é uma realidade sem volta e que vai impactar ainda mais todos os segmentos e profissões”, informou Jéssica. (Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão)