EQT Lab: antigo casarão do Centro Histórico de São Luís se torna hub de inovação  

Nedilson Machado
A restauração do imóvel preservou cuidadosamente a arquitetura original, mantendo a essência histórica (Fotos/Divulgação)

 

O Grupo Equatorial Energia acaba de inaugurar o primeiro hub de inovação da empresa, o EQT Lab, dentro de um ambiente multifuncional, localizado na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís, que tem o objetivo principal de ser um espaço propício para a realização de pesquisas tecnológicas e científicas. O novo hub de inovação abriga laboratórios equipados com tecnologia de ponta, espaços colaborativos para a troca de ideias, bastante inspirador para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

Por meio dessa iniciativa, além dos colaboradores da Equatorial, pesquisadores, mercado de startups e estudantes têm a oportunidade de explorar novas fronteiras do conhecimento em diversos campos, pois a disponibilidade de recursos e infraestrutura adequados incentivam a pesquisa e contribuem para o avanço científico.

A origem do imóvel remonta ao século XVIII e é um marco arquitetônico para o Maranhão

O EQT Lab não apenas impulsiona a pesquisa, mas também é um lugar fértil para a criação de redes, tão necessárias para a criatividade e a inovação com as empresas, instituições acadêmicas e organizações governamentais. Essas colaborações estratégicas visam fomentar a inovação, transferência de tecnologia e o desenvolvimento de soluções práticas para desafios do mundo real.

O imóvel histórico que hoje abriga o EQT Lab foi disponibilizado através do programa Adote um Casarão, do Governo do Maranhão, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. O casarão da Rua do Giz é uma construção histórica de considerável importância cultural e arquitetônica para a região. Para desenvolver o EQT Lab, a restauração do imóvel preservou cuidadosamente a arquitetura original, mantendo a essência histórica do local, enquanto adaptava suas instalações para acomodar equipamentos e tecnologias modernas.

A reforma contemplou o casarão que possui aproximadamente 667 metros quadrados distribuídos em dois andares do prédio que estava bastante deteriorado. O ambiente agora conta com um espaço moderno e inovador, sem comprometer a sua arquitetura original, onde suas fachadas, pisos de cantaria e telhados foram preservados e restaurados para criar um ambiente único e inspirador. Coworking, salas de reunião e de aula, sala design thinking, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência compõem a arquitetura do EQT Lab.

Conheça mais sobre a história do casarão nº 139 da Rua do Giz

A origem do imóvel remonta ao século XVIII e é um marco arquitetônico para o Maranhão, bem como representa um importante objeto de estudo para entendimento do contexto sociocultural da época. O sobrado ainda preserva as características típicas desse período, como paredes robustas, fachada imponente, varandas e janelas ornamentadas.

O casarão foi construído para servir como residência e inicialmente abrigou gerações da tradicional família maranhense Collares Moreira, entre eles Alexander Collares Moreira Júnior, que foi prefeito de São Luís e Senador da República. Ao longo dos anos, foram iniciados projetos de restauração que transformaram o imóvel em um centro cultural e turístico. Posteriormente, o sobrado tornou-se a Casa França Maranhão, que desempenhou por muitos anos um papel importante no turismo da região.

“Para além do contexto histórico, o casarão situado na Rua do Giz, hoje o EQT Lab, é um exemplar arquitetônico significativo para São Luís. Sua preservação e revitalização como hub de inovação contribuem para a valorização da história local, o fomento do turismo e a promoção da cultura e da ciência. O projeto buscou preservar a arquitetura do casarão, restaurando o patrimônio histórico do Centro de São Luís, ao mesmo tempo em que promove a inovação tecnológica e o desenvolvimento cultural, ressignificando o elo entre o passado e o futuro”, pontuou José Jorge Leite, Diretor de Relações Institucionais da Equatorial.

 Sobre o EQTLab

O EQT Lab faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e serve como um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital.  O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com salas de reunião e de trabalho disponíveis para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo. Para quem quer conhecer o casarão onde o EQT Lab está instalado, basta entrar em contato pelo e-mail agenda.eqtlab@eqtlab.com.br e fazer o agendamento.

A execução desse projeto aproxima ainda mais o Grupo Equatorial do plano estratégico em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e demonstra o potencial de revitalizar espaços históricos, transformando-os em centros de excelência que impulsionam a pesquisa e contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Ao liderar o projeto EQT Lab, a Equatorial Maranhão demonstra seu compromisso com a responsabilidade social e como agente de transformação na preservação do patrimônio histórico e na promoção da inovação, reafirmando o objetivo de impulsionar o Maranhão para um futuro melhor, onde a herança cultural se entrelaça com as oportunidades tecnológicas. (Fonte/Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão)

Compartilhe este artigo