César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão / Marcello Santo, diretor-fundador da Plataforma Impacta Nordeste (Fotos/Divulgação)
Evento vai reunir especialistas para debater os desafios e oportunidades dessa nova modalidade econômica, além de conectar o ecossistema local com articulações nacionais
Diante das mudanças climáticas e de diversos desafios sociais, é cada vez mais urgente a transição para um modelo econômico que concilie lucratividade com o bem-estar das pessoas e do planeta. Nesse cenário, a Economia de Impacto surge como um caminho promissor para gerar soluções inovadoras.
Reconhecendo os desafios enfrentados pelos negócios em geral nessas áreas, bem como o potencial do Maranhão para criar soluções inovadoras nesse campo, a Plataforma Impacta Nordeste, em parceria com o Instituto Sabin, promove o encontro Conexão: Economia de Impacto. O evento será realizado no próximo dia 23, das 14h às 18h, no Sebraelab. As inscrições vão até esta sexta-feira (19), e devem ser feitas por meio de formulário disponibilizado no link: https://impulsione.impactanordeste.com.br/ecossistemas. As vagas são limitadas.
O encontro vai reunir empreendedores, gestores, acadêmicos e líderes de diferentes setores para debater os desafios e oportunidades da Economia de Impacto. A iniciativa também vai contribuir para o fortalecimento do ecossistema local, promovendo conexões com articulações nacionais e proporcionando a oportunidade de os participantes colaborarem na estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) no estado.
“O Sebrae se volta para esse tema, na perspectiva de contribuir sob alguns aspectos: primeiro, fazer com que as empresas já em operação e os negócios nascentes percebam as oportunidades existentes na chamada Economia de Impacto, com a geração de novos negócios e, ainda, fomentando uma mentalidade voltada para a sustentabilidade, para o bem-estar do planeta e do entorno, em um processo de mobilização e aprendizado que deve ser permanente. O Encontro será uma oportunidade interessante de debate sobre o assunto e, por isso, estamos convidando os interessados para participação neste momento”, avalia César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão.
Especialistas – O evento contará com painelistas especialistas de destaque no setor, incluindo representantes do Instituto Sabin, da Aliança pelo Impacto, do MDIC, além de empreendedores locais. A mediação será realizada por Marcello Santo, diretor-fundador da Plataforma Impacta Nordeste. Serão abordados temas como: A Economia de Impacto e a Agenda 2030/ODS; O que são negócios de impacto? Oportunidades para promover impacto social positivo por meio de modelos de negócios; A ENIMPACTO e a construção do SIMPACTO.
Podem participar empreendedores à frente de negócios que proporcionam impacto social positivo, lideranças dos ecossistemas de negócios de impacto, inovação, economia criativa, economia circular, economia solidária, agricultura sustentável, assim como centros de inovação, incubadoras e aceleradoras, organizações da sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados em atuar com a Economia de Impacto.
A iniciativa, que também conta com o apoio institucional da Aliança pelo Impacto, MDIC / Enimpacto e o Sebrae, faz parte do Programa Impulsio.ne Ecossistemas de Impacto, que tem como objetivo fortalecer os ecossistemas locais e incentivar o surgimento de novos negócios de impacto nos estados do Maranhão e do Piauí.
O que é Economia de Impacto
A Economia de Impacto é uma modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais, por meio de empreendimentos com impacto socioambiental positivo, que permitam a regeneração, a restauração e a renovação dos recursos naturais, a inclusão de comunidades, e contribuam para um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo.