O presidente da ABIP, Paulo Afonso Meneguelli, lança campanha “Pão Solidário” durante o encontro que aconteceu nesta quinta-feira (4/7), na FIEMA (Foto/Divulgação)
Empresários, especialistas e representantes de entidades ligadas à indústria da panificação e confeitaria se reuniram na tarde desta quinta-feira (4), na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão para o evento “Movimento Empresarial: Futuro da Panificação e Confeitaria”. Promovido pela FIEMA, por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) e Sindipan em parceria com o Moinho Cruzeiro do Sul, o encontro teve como objetivo discutir os desafios e as oportunidades do setor, além de apresentar soluções para o desenvolvimento da área.
Um dos destaques do evento foi a participação de Paulo Afonso Meneguelli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Meneguelli lançou a campanha nacional “Pão Solidário”, que visa ajudar as vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa incentiva padarias e confeitarias a doarem para a causa 50% do valor arrecadado com a venda de pães.
Durante o evento, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL) apresentou suas soluções para a modernização do setor da panificação, incluindo capacitações, consultorias e ações voltadas para a saúde e segurança dos trabalhadores. A Superintendência Regional do Trabalho também marcou presença e fez a apresentação da Avaliação da Ação Especial Setorial da Panificação.
O SENAI, por sua vez, apresentou o projeto “Panificação em Movimento”, conduzido por Marcos Cruz, instrutor tecnológico na área de Alimentos do SENAI, e Danilo José Pedigone, gerente comercial do Moinho Rosa Branca.
“O setor de panificação e confeitaria desempenha um papel fundamental na economia e no dia a dia da população. Diante das constantes mudanças, é crucial que os empresários estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as novas oportunidades”, destaca a presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Maranhão (SINDIPAN), Francina Rosa de Freitas de Andrade.