Em São Luís, pequenos negócios apresentaram a investidores os projetos desenvolvidos durante o Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae em parceria com a Fapema (Fotos/Divulgação)
Sushi com filme feito à base da folha de vinagreira é a inovação proposta pela empreendedora Tatiana Lemos, cofundadora e sócia da startup maranhense Vinnori. A empresa produz uma alternativa à alga nori, batizada de Plantfilme, que é um revestimento comestível preparado a partir da planta tradicional da culinária maranhense. Menor custo e uso de matéria-prima local, adquirida da agricultura familiar, são alguns dos diferenciais do produto, afirma Lemos.
A Vinnori foi um dos 20 empreendimentos maranhenses beneficiados pelo programa Inova Amazônia 2023 — Módulo Tração, que acelerou projetos da bioeconomia amazônica fornecendo apoio financeiro, networking, capacitações, mentorias e espaço de coworking durante seis meses. “Por exemplo, o produto ainda não tinha nome e, nessa trajetória, ele ganhou um nome, nós já enxergamos outros nichos de mercado e avançamos também para tentar fazer a nossa primeira venda pioneira”, conta a empresária.
Após incrementarem seus negócios, Tatiana Lemos e outros empreendedores atendidos pelo programa apresentaram suas soluções a uma banca composta por investidores, durante evento intitulado “Demoday Inova Amazônia”, que marcou o encerramento de edição 2023 do módulo Tração, na quinta-feira (25). Na visão do gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, o momento criou oportunidades de novas parcerias, além de mostrar o potencial do estado e a criatividade dos empreendedores maranhenses.
Preservação da região amazônica
O CEO e fundador do Grupo Educacional COC São Luís, Rodrigo Marques, que integrou a banca avaliadora do Demoday, diz se sentir realizado por ter tido contato com tantos negócios promissores que colaboram para a preservação da região amazônica e para um Maranhão mais desenvolvido. “Como investidor, pude atestar a presença de empreendedores preparados, produtos viáveis e, o melhor, que transformam a nossa biodiversidade em oportunidades, geração de emprego, renda e riqueza”, avalia.
O programa é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e MOA Consultoria. “Essa parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado, por meio da Fapema, visa impulsionar essas empresas a galgar novos mercados, inclusive internacionais”, afirma o diretor administrativo e financeiro da Fapema, Arnodson Campelo.
Incentivo à bioeconomia
Com o apoio de parceiros, o Sebrae executa estratégias de fomento a pequenos negócios da bioeconomia com atuação direta ou indireta na preservação ou utilização sustentável dos recursos naturais. Enquanto o Inova Amazônia é voltado ao bioma amazônico, o Inova Cerrado é focado no Cerrado. Desde o dia 1º de julho, o Inova Cerrado 2023 — Módulo Ideação está com inscrições abertas, que se estendem até o dia 25 de agosto.