Felipe Camarão com o embaixador do Brasil na Nova Zelândia, Marcos Arbizu/ Em visita ao Manukau – Instituto de Tecnologia Te Pukenga (Foto: Divulgação)/ A comitiva, que tinha professores e educadores com trabalho reconhecido na educação internacional como Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo, responsável em desenvolver o programa IEMA no Mundo, reuniu-se com o Embaixador do Brasil na Nova Zelandia, Marcus Arbizu e representantes Education New Zealand (ENZ), principal agência do governo responsável por promover a educação da Nova Zelândia em âmbito internacional (Fotos: Divulgação)
O vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, voltou da Oceania, após concluir uma missão de benchmarking do Governo do Maranhão, com o intuito de observar de perto os sistemas educacionais da Nova Zelândia e Austrália.
De acordo com o vice-governador, o objetivo foi buscar experiências propositivas desenvolvidas pelos governos da Nova Zelândia e Austrália, com foco na educação vocacional e na valorização dos povos originários.
Durante 11 dias, ele visitou 15 instituições de ensino nos dois países e foi recebido por representantes de Governo e de entidades, abrindo fronteiras para parcerias educacionais e negócios, entre os dois países e o Maranhão.
Em Wellington, capital da Nova Zelândia, Felipe foi recebido pelo embaixador do Brasil no país, Marcos Arbizu, e reuniu-se com representantes da Education New Zealand, instituição governamental responsável por promover as experiências educacionais da Nova Zelândia para o mundo. Durante seu encontro com representantes da instituição, o vice-governador conheceu um pouco mais sobre a valorização dos povos originários da Nova Zelândia – o povo Maori -, pelas instituições governamentais e entidades privadas do país.
Felipe Camarão em reunião com diversos representantes do sistema educacional da Austrália
A Nova Zelândia vem executando um trabalho de resgate das tradições e cultura dos povos originários, há algumas décadas, incentivando em seu território o biculturalismo. “Fui ver e conhecer de perto esse trabalho de valorização que é feito. É uma população que tem um verdadeiro respeito e faz de tudo para manter viva a cultura e tradição Maori. Fiquei positivamente impressionado e já alinhavamos algumas parcerias de troca de experiências educacionais de valorização dos povos originários neozelandeses e os maranhenses”, declarou o vice-governador.
Felipe Camarão destaca, ainda, que por onde passou, pode perceber o respeito pelos primeiros habitantes daquela terra. “Vi e senti de perto todo respeito que os neozelandes têm por sua cultura e tradição originária. No Brasil, vivemos um novo contexto, com a eleição do presidente Lula, que representa a retomada e reconstrução das políticas públicas que foram desmontadas nos últimos quatro anos. E isso se comprova quando ele cria um ministério específico para tratar dessa pauta e coloca uma indígena para comandar. Podemos, sim, aprender com os outros, reviver e incentivar as tradições de nossa terra”, destacou Camarão.
No país, Felipe Camarão se reuniu, ainda, com representantes de empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área da educação e visitou algumas instituições de ensino, entre escolas públicas e institutos de educação tecnológica e vocacional.
“O ensino vocacional focado para a empregabilidade é muito forte. São países em que os jovens saem do colégio já aptos para o mercado de trabalho, porque tiveram na sua formação escolar disciplinas que o prepararam para o mercado de trabalho, assim como há também inúmeras instituições de ensino profissional voltadas para as demandas do mercado de trabalho. Cada estado tem essas instituições, que oferecem cursos de acordo com a vocação daquele lugar ou com a demanda que o mercado tem para aquela região”, reforçou.
Austrália visita a 9 instituições
No maior país da Oceania, o vice-governador cumpriu agenda nos estados de Nova Gales do Sul, Tasmânia, Vitória e Queensland, onde visitou 9 instituições de ensino e foi recebido por representantes de diversas entidades educacionais desses estados.
No estado da Tasmânia, Felipe Camarão além de visitar instituições de ensino, foi recebido por representantes do Governo, que apresentaram um panorama educacional do Estado e abriram as portas para o intercâmbio educacional e cultural com o Maranhão.
“Durante nossas discussões ficamos impressionados com a visão do vice-governador de capacitar os alunos do Maranhão com valores e habilidades necessárias para se tornarem membros contribuintes de uma sociedade global. Estamos fortemente empenhados em promover este relacionamento entre a Tasmânia e o Maranhão e estamos ansiosos para fornecer mais detalhes sobre nossas discussões”, disse a representante do Departamento Internacional de Educação do Governo da Tasmânia, Danni Peterson, que acompanhou a comitiva do Maranhão durante a passagem pelo estado.
A brasileira Raquel Silva atualmente mora na Austrália e foi para o país para estudar e conhecer outra cultura. Ela parabenizou a ida do vice-governador ao país para abrir portas para que futuros estudantes maranhenses possam ter a oportunidade que ela teve de conhecer outra cultura, assim como estudantes australianos também possa fazer esse intercâmbio no Maranhão. “No Brasil, eu era professora há mais de 10 anos e sou completamente a favor desse intercâmbio, que possibilita aos estudantes conhecerem uma nova cultura. Parabenizo o Felipe por vir aqui, aprender um pouco mais e abrir portas para esse intercâmbio”, disse.