Dr. Leandro Sales fala das vantagens de trocar a dentadura por “prótese total fixa”

Nedilson Machado
Dr. Leandro Sales, no seu consultório: “A prótese total fixa, parafusada, é indicada para pessoas que perderam grande parte ou a totalidade dos dentes” (fotos divulgação)

 

Apesar dos avanços na Odontologia, o uso de dentaduras ainda é frequente entre as pessoas, principalmente entre os mais idosos. O Blog do Ned em busca de novidades nesta área conversou com o cirurgião dentista Leandro Sales, que tem na bagagem mais de 20 anos de experiência como técnico em prótese dentária.

Hoje, atendendo em seu consultório LS Odonto, no Renascença II, um dos mais requisitados de São Luís, Leandro ainda observa a falta de informação entre pacientes sobre os avanços neste segmento. “Como o protocolo tem que fazer cirurgia, algumas pessoas têm medo”, confessa o cirurgião referindo-se “prótese protocolo”, que nada mais é que uma prótese total fixa, parafusada, indicada para pessoas que perderam grande parte ou a totalidade dos dentes. Uma das grandes opções para quem pretende se livrar dos problemas das tradicionais dentaduras.

“Uma dentadura mal instalada machuca muito a boca do paciente e com um simples espirro pode cair. O paciente não tem muita segurança em falar em público, além do mais o uso da dentadura estimula a reabsorção óssea. A cada ano que passa mais osso o paciente vai perdendo”, conta o profissional.

Tem mais: a dentadura afeta no sabor dos alimentos, “por ter o palato (céu da boca), coberto de resina, prejudica o gosto dos alimentos, uma vez que cobre várias papilas degustativas que ainda têm no palato”, explica.

 

A “prótese protocolo”, mediante cirurgias de implante (que estimula a produção do osso), é instalada sobre 4, 5, ou até 8 pinos, onde será fixada uma dentadura parafusada, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente. Não lhe impedindo, claro, de apreciar por total o sabor dos alimentos.

 

Adesão requer exames específicos

 

É bom lembrar que neste procedimento geralmente “o paciente tem que esperar de 3 a 8 meses para ocorrer a osseointegração. Já na parte inferior (mandíbula) tem caso que é colocado em três dias se tiver carga imediata”.

Qualquer pessoa pode aderir à “prótese protocolo”? Sim, reponde Dr. Leandro. Mas é preciso antes fazer exames específicos, como uma tomografia. Ou exames para analisar a situação de saúde geral do paciente, em caso de diabéticos ou hipertensos.

Dr. Leandro tranquila ainda sobre a segurança e higienização do procedimento, que requer uma série de cuidados para garantir mais qualidade de vida, conforto e autoestima aos pacientes.

Enfim, é um procedimento seguro, apesar ainda de pouca procura em consultórios dentários. “A procura vem crescendo devagar, à medida que as pessoas com este tipo de demanda vão tomando consciência que essa opção é bem melhor que usar dentadura”.

O material mais usado na “prótese protocolo” e que dá melhor estética ao sorriso é a resina. “O mesmo material que faz a dentadura, mas tem outro tipo que usamos muito. É o protocolo de cerâmica, bem mais natural e resistente”, conclui.

Outro fator interessante é que a prótese protocolo devolve 100% das funções mastigatórias, diferente das próteses totais (dentadura). Ou seja, as mucosuportadas, que são aquelas seguras por mucosas, que vão devolver, de acordo com trabalhos científicos, algo em torno de 30 % da função.

Lembrando que o consultório do Dr. Leandro Sales fica localizado na Av. Colares Moreira, nº 10, sala 204, Ed. São Luís Multiempresarial, Renascença 2.

Mais informações: WhatsApp: http://bit.ly/DrLeandroSales  @leandrosales73.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.