A empresária Cristina Sauáia, que participou recentemente em São Paulo da 13ª Expolux, a maior feira internacional da indústria de iluminação, dá dicas sobre tendências no mercado, como pendentes do designer inglês Tom Dixon (ao lado), que dá um charme especial a esta cozinha contemporânea.
Independente do estilo do ambiente, a luminária sempre dá um toque especial na decoração e cada vez mais imprime um toque de classe e design à ambientação.
Segundo a empresária Cristina Sauáia, da Light Design, franquia brasileira especializada em soluções para iluminação, a tendência da vez é o modelo chamado de pendente, luminária com longos fios que aproximam a peça do seu foco de luz.
“Além de dar um charme especial à atmosfera do lugar, a iluminação direta do pendente valoriza um cantinho da casa ou objeto de decoração”, comenta.
Segundo ela, os pendentes têm sido muito procurados aqui, em especial por arquitetos e designers na execução de projetos de ambientação e luminotécnica.
Na hora de instalar um pendente, o melhor é testar o mesmo no ambiente. Mas os especialistas recomendam alguns parâmetros: Acima de uma mesa de jantar é possível deixar o pendente entre 75cm e 1 metro; para halls e áreas sem móveis abaixo do pendente, o recomendado é uma altura de 2 metros.
Quando instalado acima de mesas laterais, a média é de 60cm. Vejam nas fotos alguns modelos sugeridos.
Pendentes em formato de bolas do designer inglês Tom Dixon estão entre os mais vendidos. Ao lado modelos menores e mais delicados podem ser usados em cima de mesas laterais ou cabeceiras de forma isolada ou juntos. (Fotos divulgação).