Dia do Samba será festejado em grande estilo na Feirinha São Luís neste domingo, 1º de dezembro

Nedilson Machado

Atendendo a pedidos, a Feirinha São Luís vai realizar uma programação especial neste domingo (1º de dezembro), para festejar o Dia Nacional do Samba, que oficialmente acontece dia 2, segunda-feira. Evento da Prefeitura de São Luís para revitalizar o centro histórico da cidade, com a dedicação e carinho nota 10 das secretarias de Cultura (Secult) e Abastecimento (Semapa), a Feirinha mais badalada do Maranhão no seu atual formato mantém suas atividades a todo vapor nas praças Benedito Leite e João Lisboa, se espalhando por seus entornos.

Para celebrar em grande estilo o Dia do Samba, neste domingo (1) no espaço Benedito Leite vai ter a partir das 11h, Fuzileiros da Fuzarca, seguido às 12h, bloco tradicional Tropicais do Ritmo e encerrando, às 13h, Gabriel Melônio e Turma do Quinto. No espaço João Lisboa: às 11h, Nicomedes e Banda, às 12h30, Walter Jr e às 13h, fechando a programação, com Grupo Tamarineira e convidados Andrea Frazão e Adão Camilo.

Além de muita música, a Feirinha São Luís reúne ainda arte e artesanato maranhense, o melhor da gastronomia local e diversas ações. Neste domingo, por exemplo, a ação social vai ficar por conta da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), na Praça João Lisboa, a partir das 10h. Outra atração imperdível e que vale a pena visitar é a Galeria Trapiche, comandada pelo artista Uimar Junior, que segue com seu espaço no coreto da Praça Benedito Leite, onde mantém a exposição de arte visual dos mais ilustres e talentosos artistas maranhenses.

Sobre Dia Nacional do Samba

A Lei nº 14.567, de 4 de maio de 2023, reconheceu as escolas de samba  – seus desfiles, sua música, suas práticas, suas tradições – como manifestação da cultura nacional. Instituindo ao poder público a competência de garantir a livre atividade das escolas de samba e a realização de seus desfiles carnavalescos. Anteriormente, a Lei nº 13.557, de 21 de dezembro de 2017 já instituía o Dia Nacional do Samba de Roda, a ser comemorado no dia 25 de novembro de cada ano.

Contudo, o dia 2 de dezembro já figurava há muitos anos no calendário oficial de datas culturais no Brasil como o Dia do Samba. A sua comemoração, no entanto, era restrita a algumas cidades, em especial o Rio de Janeiro e Salvador.

O Projeto de Lei nº 1.713-A, de 2007, de autoria de Índio da Costa, deputado à época, se propôs a decretar oficialmente em todo o território brasileiro o Dia Nacional do Samba.

Compartilhe este artigo