Daniel Blume (na foto em evento recente com o apresentador da Rede Globo Pedro Bial) também é jurista, procurador do Estado do Maranhão e professor da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA-OAB)
O advogado e escritor Daniel Blume já definiu a data do lançamento oficial do seu novo livro, a obra poética intitulada “Cartas ao Neto: Versos Maquiavélicos”. Será no próximo dia 2 de abril, às 19h, no restaurante Casa de Juja, no Brisamar Hotel, na Ponta Dareia. O livro teve pré-lançamento no último dia 12 numa live em São Luís transmitida em suas redes sociais
“Cartas ao Neto” é uma obra que mescla sátira, humor e crítica social, inspirando-se em figuras desde Luciano de Samósata a Ariano Suassuna. Abordando temas como poder e hipocrisia através da ironia, centra-se em um avô que orienta seu neto deputado, rejuvenescendo gêneros satíricos com uma narrativa politicamente engajada.
Lançamentos no exterior
Lembrando que Blume lançou ano passado na Suíça o livro de poemas traduzido para o francês pela Editora Helvetia: “Delações”, que foi um dos destaques do Salão do Livro de Genebra.
“Delações” é a segunda obra de Daniel Blume, que integra a Academia Maranhense de Letras, a ser traduzida para o francês. Em 2019, “Resposta ao Terno” ganhou versões em francês e em italiano também pela Helvetia.
Além de poeta, Blume é jurista, procurador do Estado do Maranhão e professor da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA-OAB). Membro do PEN Club do Brasil, foi empossado como representante estadual titular do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 2020 e, em 2019, eleito conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pela seccional do Maranhão.