Lidiane Santos, diretora Operacional da Maxtec/ Equipe da Maxtec responsável por consolidar empresa como referência no mercado (Fotos/Divulgação)
A Maxtec Serviços e Manutenção Industrial, empresa maranhense com mais de 20 anos de atuação no mercado, em quase duas décadas viu sua própria história tornar-se cada dia mais destacada, transformando-se de uma fornecedora de mão de obra em uma referência na gestão de resíduos e serviços de higienização.
Fundada em agosto de 2003, a Maxtech iniciou sua jornada na prestação de serviços e no fornecimento de mão de obra ao mercado local. No entanto, foi em 2016 que a empresa deu um salto estratégico ao decidir empreender na área de Gerenciamento e Central de Tratamento de Resíduos. Essa virada surge como oportunidade a partir de uma série de exigências legais para cumprimento de dispositivos ligados à política nacional de resíduos sólidos.
“A empresa iniciou suas atividades oferecendo serviço de limpeza e conservação predial, com o crescimento da demanda referente à gestão dos resíduos, a empresa foi gradativamente ganhando espaço no mercado e ganhando cada vez mais clientes. Vendo as oportunidades oferecidas pelo mercado, começou a atuar com o fornecimento de mão de obra especializada, ganhando mais contratos e visões de atuação mais amplas”, conta a diretora Operacional, Lidiane Santos.
“Em 2011, iniciamos na área do Porto do Itaqui investindo no gerenciamento de resíduos e com a oferta de mão de obra. A partir desse crescimento adquirimos uma área na Vila Maranhão onde iniciamos o Projeto de Centro de Tratamento de Resíduos-CTR”, prossegue.
Em junho de 2016, a Maxtec Serviços Gerais se tornou pioneira no mercado estadual na gestão e gerenciamento de resíduos inaugurando o CTR, que conta com uma área total de 3.298,94m², localizado na área de retroporto (Itaqui Pedrinhas).
Neste mesmo período, ressalta Lidiane, “o Centro de Tratamento de Resíduos registrou um recorde com a incineração em torno de dois milhões de toneladas de resíduos empregando tecnologia de alta performance, garantindo assim os melhores resultados no processo de tratamento térmico”.
Trajetória destacada
Lidiane explica que a esse crescimento, durante todos esses anos, a Maxtec buscou agregar visão estratégica e certificações que garantem longevidade, excelência técnica e credibilidade no mercado.
Lidiane Santos é engenheira de produção com especialização em engenharia ambiental e está na empresa há mais de 14 anos, atuando no corpo estratégico responsável por esse processo de expansão e crescimento.
A Maxtec hoje atua em diversas frentes: limpeza industrial, limpeza hospitalar, gerenciamento de resíduos (coleta, transporte e destinação final), manutenção de áreas verdes e terceirização de mão na área de limpeza e conservação, além de pessoal para portaria e recepção.
“Ver as coisas realmente acontecerem e ver o cliente sendo atendido, e compreender que o nosso trabalho é importante para cumprimento de requisitos legais dos nossos clientes. Isso é o que nos move e motiva,” afirma Lidiane Santos.
Superando desafios com expertise técnica
A transição para a Central de Tratamento de Resíduos foi marcada por um grande desafio. O projeto, iniciado em 2010, exigiu de Lidiane, na época sem a formação de engenheira, intensa dedicação. O projeto foi executado em apenas um ano e nove meses, sendo o start do sistema de incineração hoje ofertado pela empresa.
“Você liderar um projeto onde a negociadora não tinha aquela formação estabelecida, foi um desafio vencido, porque nós conseguimos executar o projeto em um ano e nove meses,” relata a diretora.
Hoje, a Central de Tratamento é um sistema certificado pela ISO 14000, garantindo que a Maxtech opere em conformidade legal e ofereça um padrão de qualidade reconhecido. A empresa destaca que, ao escolher a Maxtech, o cliente escolhe padrão de qualidade e conformidade legal.
Parceria estratégica com o Sebrae
O Sebrae entrou na história da Maxtech há cerca de um ano e meio, atuando em um projeto de extrema importância para o futuro da empresa: a execução da nova sede administrativa.
“Foi muito importante para a gente essa parceria, nós conseguimos concluir o projeto, ver um novo ambiente, um novo local, um projeto arquitetônico muito bem feito, de extrema qualidade,” explica Lidiane. O projeto da nova sede está concluído, e a empresa busca recursos para iniciar a obra em 2026.
Os valores da Maxtech, como união, respeito, cordialidade e clareza, somados à busca contínua por certificações e atualizações em um mercado de prestação de serviços em constante mudança, motivam a empresa a crescer e a contribuir para que o Maranhão tenha uma empresa licenciada e certificada, atuando com extrema responsabilidade socioambiental.
Para Lidiane, quem escolhe a Maxtec, escolhe padrão de qualidade. “São as nossas qualificações técnicas que vão garantir para o cliente que ele seja bem atendido, em conformidade com as normas legais, mas, sobretudo, com máxima atenção às suas necessidades. Esse é um requisito que conquistamos e continuamos buscando melhorar a cada dia, porque o cliente, essa credibilidade, o nosso time e os nossos serviços são nossos grandes patrimônios”, conclui ela.




