Certificação da empresa River no PROCEM durante Conexão Negócios/ Certificação da empresa a Insight Consultoria e Gestão Ocupacional no PROCEM durante o Conexão Negócios/ Diana Reis, empresária da Bion Engenharia e auditora do PROCEM_ Viviane Meister, executiva corporativa de Gestão de Parcerias da Equatorial_ e Jurema Franco, mediadora do painel (Foto/Divulgação)
Segunda edição de 2026 integrou a programação do Mundo SENAI, em São Luís, e contou com certificação de empresas no PROCEM
Nesta edição do Conexão Negócios, sete empresas receberam a certificação em Qualidade, quatro em Saúde e Segurança Ocupacional e três foram recertificadas em Qualidade no Programa de Certificação de Empresas (PROCEM). A programação contou com o painel “Da conformidade à cultura: o desafio de construir ambientes de trabalho saudáveis”. O encontro, realizado duas vezes por ano como parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), ocorreu nesta quinta-feira (5), no Hub SENAI de Inovação e Tecnologia, em São Luís, como parte da programação do Mundo SENAI.
Aproximar empresas fornecedoras, grandes contratantes e profissionais da qualificação empresarial para trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre gestão. Esse foi o propósito destacado pela coordenadora do PDF Maranhão, Camila Belo, na segunda edição de 2026 do Conexão Negócios.
Gerido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o PDF Maranhão reuniu empresas para a entrega de certificações e recertificações do PROCEM, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA). A programação contemplou as áreas de Qualidade e Saúde e Segurança Ocupacional. Além dessas duas áreas, o PROCEM qualifica e certifica fornecedores em Meio Ambiente, Gestão Financeira e Responsabilidade Social. Os cinco eixos orientam a preparação das empresas para atender aos padrões de gestão exigidos pelas contratantes.
Segundo Camila, o Conexão Negócios complementa a formação das empresas com discussões relacionadas aos temas da certificação. Nesta edição, o formato de painel permitiu reunir as perspectivas de uma mantenedora do PDF Maranhão, de uma empresa fornecedora e de profissionais que atuam na consultoria e na auditoria do PROCEM. “É mais uma oportunidade de aprendizado para as empresas”, afirmou.
A coordenadora explicou que essa aproximação também ajuda os fornecedores a compreenderem o que as contratantes esperam de sua preparação. O espaço para perguntas e troca de experiências permite discutir como os requisitos de gestão se aplicam à rotina dos negócios. Empresas e startups do Programa de Residência do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia também participaram do Conexão Negócios.
CERTIFICAÇÃO NA PRÁTICA – Para a Insight Consultoria e Gestão Ocupacional, empresa que integra segurança do trabalho e psicologia no cuidado com a saúde dos trabalhadores, a certificação em Qualidade representa uma etapa de organização dos processos e aprimoramento do atendimento aos clientes.
A gestora e fundadora da empresa, Kelssiane Duarte, relatou que os dez meses de desenvolvimento no PROCEM trouxeram mudanças à gestão. “Essa certificação mudou tudo para a gente”, afirmou. Segundo ela, o percurso ajudou a empresa a padronizar processos e a compreender como gerenciá-los. A Insight também é apoiadora do PDF Maranhão. Kelssiane associa essa participação à possibilidade de trocar experiências, ampliar contatos e crescer em conjunto com outras empresas. Após a certificação em Qualidade, o próximo objetivo é buscar o selo na área de Saúde e Segurança Ocupacional.
Na River, indústria maranhense de bebidas, a nova certificação acrescenta a Saúde e Segurança Ocupacional à trajetória iniciada na área de Qualidade. A técnica de segurança Anunciação Viana explicou que a formação contribuiu para colocar conhecimentos em prática e ampliar o cuidado com os trabalhadores.
Entre as mudanças, ela citou a adoção de diálogos de segurança, o aprofundamento da investigação de acidentes e a criação de espaços de escuta e sugestões. Também relatou maior participação das lideranças e dos empregados nas ações de prevenção. “Os colaboradores estão tendo a percepção de risco”, afirmou. Para Anunciação, a certificação conecta a qualidade do produto às condições de trabalho de quem o fabrica. A empresa, que mantém atividades de produção, comercialização e logística, pretende avançar também na certificação ambiental.
DA CONFORMIDADE À CULTURA – Na sequência, o painel “Da conformidade à cultura: o desafio de construir ambientes de trabalho saudáveis” discutiu como incorporar os requisitos de gestão ao cotidiano das empresas. A consultora do PROCEM Jurema Franco mediou a conversa com Viviane Meister, executiva corporativa de Gestão de Parcerias da Equatorial, e Diana Reis, empresária da Bion Engenharia e auditora do PROCEM.
Jurema destacou que a certificação reconhece o esforço das equipes e dos gestores para implantar sistemas de gestão. Para ela, o desafio continua após essa etapa. “O difícil é depois você tornar isso uma prática diária na empresa”, afirmou. A mediadora propôs uma reflexão sobre como fazer com que os trabalhadores compreendam a importância dos procedimentos para a segurança, a qualidade e o bem-estar, além das exigências de auditoria.
Por sua vez, Diana defendeu a participação de quem executa as atividades na elaboração dos procedimentos. Segundo ela, documentos produzidos sem diálogo com a operação podem ficar distantes da prática e dificultar a adesão dos trabalhadores. “Sem a operação, nenhum sistema de gestão da qualidade funciona”, afirmou. A empresária também apontou a necessidade de integrar Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional e Gestão de Pessoas. Na avaliação dela, essas áreas precisam adotar orientações, indicadores e treinamentos coerentes, para que o trabalhador compreenda os objetivos da organização.
Por fim, Viviane destacou que essa construção começa na integração dos profissionais e das empresas fornecedoras. É nesse momento, explicou, que a contratante deve apresentar suas expectativas, os procedimentos e a cultura da organização, com transparência. A executiva relatou que a Equatorial desenvolve seus fornecedores por meio de um programa que reúne diferentes dimensões da gestão. Segundo ela, essa preparação amplia as condições de atendimento às exigências de outras contratantes. “Preparamos esse fornecedor não só para prestar serviço para a Equatorial, mas para qualquer grande empresa do mercado”, afirmou.




