Comunidades festejam São Paulo Apóstolo de 20 a 29 de junho no Renascença II

Nedilson Machado
Além da programação litúrgica, São Paulo Apóstolo é festejado também com todo o clima junino que toma conta da cidade (Foto/Divulgação)

 

De 20 a 29 de junho, acontecerá o tradicional Festejo de São Paulo Apóstolo, organizado pela Paróquia que leva o nome do santo padroeiro, no bairro Renascença II e adjacências. Inspirados pelo tema “Fostes chamados a uma só esperança” (Ef 4,4), a festa de São Paulo é um convite para fortalecer os laços de unidade e perseverança na caminhada cristã.

A programação litúrgica do Festejo inicia nesta sexta-feira, dia 20, com a Santa Missa de abertura, às 19h, seguida de um jantar partilhado com a comunidade.  A missa será presidida pelo pároco, padre Everaldo e concelebrada pelo vigário, padre Jadson Borba. Antes da celebração, a partir das 16h, haverá confissões, adoração ao Santíssimo e novena a São Paulo Apóstolo.

“Será um grande retiro espiritual envolvendo os paroquianos e os amigos da paróquia, com reflexões sobre a vida de Jesus inspiradas nos ensinamentos de São Paulo Apóstolo”, afirma padre Everaldo. A programação inclui ainda recitação do terço Mariano, oração da manhã, batizados, encenação da vida de São Paulo e café e partilhado pelas três comunidades da paróquia: São Paulo, São Marcos e São Luís Rei de França. Diversas paróquias da Ilha de São Luís participarão também com seus padres e comunidades convidados para as celebrações.

O encerramento da festa será no domingo, 29/06, com procissão, às 17h, seguida de missa solene. A igreja matriz de São Paulo Apóstolo fica localizada no Renascença II, na Rua Azteca, próximo ao Colégio Crescimento.

Largo – Além da programação litúrgica, São Paulo Apóstolo é festejado também com todo o clima junino que toma conta da cidade. A partir do dia 25/06, após as celebrações, a paróquia vivencia um momento de confraternização e descontração no largo com comidas típicas, bazar, recreação infantil e atrações culturais.

São mais de 20 atrações entre bandas, músicos, quadrilhas e grupos de bumba-meu-boi que se apresentarão no largo: Brilho da Terra, Axixá, Upaon Açú, Nina Rodrigues, Novilho Branco, da Lua, Brilho da Ilha, Pirilampo e Morros, além do Boi Barrica, Banda da Guarda Municipal, Cia Vem BB, Grupo da Paróquia, Banda Unidunitê, Cia Batuke do Mará, Banda do Rafão; os cantores PP Júnior, Antônio José, Roberto Ricci, Thais Moreno e o DJ JJ.

Sobre o Santo – Festejado em 29 de junho, mesmo dia de São Pedro, São Paulo Apóstolo foi um grande evangelizador que, mesmo diante de perseguições e dificuldades, nunca deixou de anunciar o amor de Cristo. Seu testemunho nos motiva a seguir firmes no caminho da fé, com coragem e fidelidade ao Evangelho.

Paulo e Pedro, são as duas colunas principais da igreja primitiva. Apóstolo por excelência, São Paulo passou de perseguidor dos cristãos a grande propagador dos ensinamentos de Cristo. Festejar São Paulo é uma oportunidade de refletir e agradecer a coragem deste santo que assumiu, com muita fé, a missão de levar a mensagem do Evangelho a diferentes cantos do mundo.

PROGRAMAÇÃO 2025:

FESTEJO LITÚRGICO DE SÃO PAULO APÓSTOLO 2025

“FOSTES CHAMADOS A UMA SÓ ESPERANÇA!” (Ef.4,4)

Dia 20/06 – (Sexta-feira): “Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo”. (Ef.1,4)”

16:00h – Confissões

17:00h – Adoração ao Santíssimo (Diáconos)

18:00h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

19:00h – Missa Sole de Abertura (Padres Everaldo e Jadson)

20:30h – Jantar Partilhado (Responsáveis Walter Carlito e Socorro)

Noitantes: Pastoral Sobriedade, Legião de Maria Acólitos e Ministros da Eucaristia

Convidados: Colégio Magnificat

Dia 21/06 – (Sábado): “Que ele ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual ele vos chama.” (Ef. 1,18)

07:00h – Laudes (Oração da Manhã) (Responsáveis Ana e Isabel)

07:40h – Café Partilhado (Responsáveis)

09:00h – Missa com Crianças (Responsáveis Catequese) (Padres Jadson)

Encenação da conversão de São Paulo Narrada pela Catequese (pós comunhão) (Responsáveis Francinha e Teresa Cristina)

16:00h – Confissões

17:40h – Terço

18:10h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

19:00h – Missa (Monsenhor Felippo)

Noitantes: Pastoral do Dízimo, Pastoral da Comunicação e Oficina de Oração

Convidados: Seminário Nossa Senhora da Santíssima Trindade (Diocese de Carolina-MA) e Escola Crescimento

Dia 22/06 – (Domingo): “É pela graça que fostes salvos, mediante a fé”. (Ef. 2,8)

09:00h – Batizados (Pastoral do Batismo)

10:30h – Missa

16:00h – Confissões

15:40h – Terço

16:10h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

17:00h – Missa (Frei Rodrigo)

Noitantes: ECC, EMM e Pastoral Familiar

Convidados: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) e Escola Dom Bosco

Dia 23/06 – (Segunda-feira): “Já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e familiares de Deus”. (Ef. 2,19)

16:00h – Confissões

17:40h – Terço

18:10h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

19:00h – Missa (Padre Jozimar Pinheiro)

Noitantes: Igreja São Luís Rei de França, Grupo Santa Mônica e Grupo da Mil Ave-Marias

Convidados: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Paranã)

Dia 24/06 – (Terça-feira): “Eu, prisioneiro do Senhor, vos exorto a levardes uma vida digna da vocação que recebestes.” (Ef. 4,1)

16:00h – Confissões

17:40h – Terço

18:10h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

19:00h – Missa (Padre Gutemberg Feitosa)

Noitantes: Forania São Luís Rei de França

Convidados: Colégio Obra Nova

20:30h – Jantar para Padres da Forania

Dia 25/06 – (Quarta-feira): “É preciso deixar a vossa antiga conduta e despojar-vos do homem velho.” (Ef. 4,22)

16:00h – Confissões

17:40h – Terço

18:10h – Novena a São Paulo (Irmãs Paulinas)

19:00h – Missa (Padre Paulo Henrique)

20:30h – Largo

Noitantes: Grupo Novo Caminho, Grupo Filhos de Naim e Pastoral do Trânsito e Pastoral do Batismo

Convidados: Paróquia São Pedro Apóstolo (Raposa-MA)

Compartilhe este artigo