Companhia Barrica lança programação cultural para o São João e segundo semestre de 2024

Nedilson Machado
A programação da Companhia Barrica inclui todo o segundo semestre de 2024, incluindo apresentações, exposições, viagens regionais e internacionais e exibição de documentário (Foto/Divulgação)

A maioria das atividades é relacionada ao projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas!’, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Laboratório Cedro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura / Governo Federal.

A agenda terá início em 24 de maio, na Casa de Arte Barrica, com a reabertura da exposição ‘Ponto de Luz’ e apresentação do show ‘Andanças, Fulgores e Vivas!’, que dá nome ao projeto deste ano, destacando as criações artísticas da Companhia Barrica voltadas aos ciclos festivos maranhenses: Natalina da Paixão (Natal e Semana Santa), Boizinho Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval).

Em junho, também na Casa Barrica, haverá apresentação do novo espetáculo em celebração ao quadragésimo festejo junino do Boizinho Barrica e exibição de vídeos da Exposição ‘Ponto de Luz’.

A exposição, diga-se de passagem, retrata a trajetória da Companhia Barrica de Teatro de Rua desde 1985, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

No início do segundo semestre, no mês de julho, a programação de viagens regionais do grupo por municípios maranhenses será retomada, desta vez com incursões às cidades de Anajatuba, Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré e Açailândia, onde será apresentado o espetáculo ‘Andanças, Fulgores e Vivas!’.

Exposição “Ponto de Luz”

Os moradores desses municípios também terão a oportunidade de conferir a exposição ‘Ponto de Luz’ em sua versão itinerante. As datas das viagens ainda serão divulgadas por meio da imprensa. Em agosto, na Casa Barrica, será realizado o registro audiovisual do encerramento da temporada junina do Boizinho Barrica, cujas imagens comporão o documentário ‘Andanças, Fulgores e Vivas’.

No final de agosto, o grupo retomará seu cronograma de viagens por outros países, desta vez à Espanha. A Companhia vai mostrar a sua arte de 29 de agosto a 11 de setembro, em festivais culturais em cidades das regiões de Andaluzia e Salamanca, respectivamente.

A viagem contará com o empreendimento fundamental do próprio elenco artístico do grupo e do distinto apoio da empresa de intercâmbio educacional e cultural Via Mundo.

Quando do retorno ao Maranhão, a Companhia Barrica finalizará o documentário “Andanças Fulgores e Vivas”, em grande festa popular na comunidade da Madre Deus, berço dos seus inúmeros artistas, brincantes, produtores e amantes dessa pujante cultura popular maranhense.

Compartilhe este artigo