Estande do Maranhão na WTM Latin America 2024 atraiu visitantes/ Empreendedores, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado compuseram a comitiva maranhense/ Rodadas de negócios e pitches de apresentação de novos roteiros fizeram parte da programação do estande do Maranhão (Fotos/Léa Zacheu)
Sebrae e outras instituições somaram esforços para enviar comitiva que representou o Maranhão no evento
Parceiros do turismo maranhense, o Sebrae Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) apoiaram a participação de empreendedores dos segmentos de agenciamento de viagens e meios de hospedagem, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado na WTM Latin America 2024, realizada entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ação impulsiona a indústria de viagens local.
“A WTM é uma das melhores feiras de turismo do Brasil. Eu julgo que é a melhor feira. É uma feira onde temos muitas oportunidades para fazer negócios, onde estão os principais players do mercado. E o Maranhão sempre se posiciona muito bem, com um estande muito atrativo e uma equipe muito boa. O Sebrae também está sempre fazendo ações junto aos empresários para promover o destino. Então voltamos para casa com a bagagem recheada de negócios e muito gratos também pela parceria do Sebrae conosco”, avalia o diretor operacional da agência Mundo Gekos, Adriano Brito.
A comitiva maranhense ocupou o estande do Maranhão, organizado pela Setur-MA. Antecedendo a feira, o Sebrae articulou a palestra “Como se preparar para oportunidades de mercado com foco na WTM Latin America”, ministrada por Mateus Alves, assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, exclusivamente para o grupo participante da feira, visando melhorar a performance na geração de negócios no evento.
Na WTM foram ativados produtos da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, iniciativa do Sebrae. Durante o momento, o Maranhão promoveu quatro roteiros na rodada de pitches: Ilha dos Lençóis (Polo Floresta dos Guarás), Rio Preguiças Cultural e Circuito da Lagoa das Emendadas (Polo Lençóis e Delta), e Rota das Emoções.
Para a gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, a WTM é um espaço ímpar que permite aumentar a divulgação do estado enquanto destino turístico e firmar novas parcerias. “Promovemos oportunidade de acesso e ampliação de mercados aos pequenos negócios maranhenses”, comenta.
O superintendente de Promoção e Marketing da Setur/MA, Leopoldo Dickel, classifica como histórica a participação maranhense na WTM. “O estado vem fortalecendo seu posicionamento junto a esse importante evento do calendário nacional desde a primeira edição da feira realizada no Brasil. Este ano, trouxemos a proposta de ampliar a rede de contatos profissionais, promovendo o destino Maranhão por meio da divulgação das nossas tradições, belezas, história e cultura das mais diversas formas”, afirma Dickel.