O valor corresponde ao bônus gerado através da arrecadação de 32 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos durante os meses de maio e junho nos postos E+ Reciclagem (Foto/Divulgação)
A Equatorial Maranhão entregou ontem um cheque simbólico no valor de R$6.459,00 em bônus na fatura de energia do Centro de Educação e Social São José Operário (CESJO). Este valor corresponde ao bônus gerado através da arrecadação de 32 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos durante os meses de maio e junho nos postos E+ Reciclagem e doados em favor da instituição.
O CESJO atua há 35 anos em diversas frentes sociais (principalmente no apoio a pessoas com deficiência, no sentido de reabilitação física) e está localizado no bairro Cidade Operária. Além disso, cabe destacar que, em parceria com a instituição, em setembro do ano passado, a Equatorial Maranhão entregou também o projeto piloto Homebiogás, que faz parte do E+ Reciclagem, por meio do seu Programa de Eficiência Energética (PEE/ANEEL).
O equipamento está instalado no CESJO desde o final de 2021 e continua sendo estudado e lapidado para o uso no Centro. Assim, o reaproveitamento dos alimentos e a destinação correta dos resíduos orgânicos deixam de ser lixo, criando uma nova cultura de aproveitamento dos restos de alimentos, cascas de frutas e legumes. Diariamente são reaproveitados 4 kg de resíduos orgânicos para gerar energia limpa e fertilizantes, resultando em adubo líquido utilizado nas hortas do local.
Esse projeto está alinhado com as práticas de responsabilidade socioambiental da Equatorial Maranhão, fomentando a reciclagem e a sustentabilidade dentro do compromisso assumido com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que possui dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.