“Balaio de Felicidades” é o tema da edição do Café Freudiano neste sábado (14)

Nedilson Machado
No evento será lançado o novo livro de poemas de William Amorim e Roseana Murray com show musical de Cecília Leite (Fotos/Divulgação)

A edição do mês de outubro do Café Freudiano chega com um gostinho de felicidade! Projeto do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís, o evento promove, há quase dois anos, literatura, música e psicanálise, tendo conquistado um público fiel e cada vez mais diversificado. Neste sábado (14), o Café terá um sabor ainda mais especial.

O escritor e psicanalista William Amorim, idealizador do evento, vai receber o filósofo, psicanalista e imortal da AML, Agostinho Marques, para um delicioso bate-papo sobre felicidade. O tema é inspirado no novo livro de poemas de William Amorim e Roseana Murray, Balaio de Felicidades, que será lançado em grande estilo no Café.

Publicado pela editora Estrela Cultural, de São Paulo, Balaio de Felicidades é o sétimo livro do escritor, terceiro em parceria com a premiada poeta Roseana Murray, autora de mais de cem livros e autoridade no campo da literatura infanto-juvenil.

O livro foi lançado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em setembro, e em outros três badalados eventos para o público carioca. Em São Luís, na atmosfera poético-musical do Café Freudiano, o lançamento promete ser ainda mais interessante, com a participação de grandes nomes da cena cultural maranhense, como os atores Breno Nina, Claudiana Cotrim, Rosa Ewerton e Áurea Maranhão.  A atração musical será a cantora e compositora Cecília Leite, que preparou um elegante repertório, adaptado ao tema, com pérolas da MPB e canções francesas.

Além de anfitrião no palco, o poeta William Amorim será entrevistado sobre o Balaio de Felicidades, pela coordenadora de literatura do SESC Betânia Pinheiro. Com dezenove poemas cheios de graça e provocação, o livro faz uma proposta para as infâncias de todas as idades, até os jovens adultos.  “A infância é o território da magia e somos para sempre um pouco crianças. São as pequenas felicidades que fazem a vida luminosa”, afirma William. Colorido por ilustrações abstratas que lembram nuvens e arco-íris, o livro é interativo, “pois convida o leitor e buscar as suas próprias felicidades para encher o seu próprio balaio”, complementa o autor.

O Café Freudiano, com lançamento do livro Balaio de Felicidades, será no sábado, dia 14, às 10 da manhã, no Teatro Napoleão Ewerton, do SESC, na avenida dos Holandeses. O evento é aberto ao público e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

POEMA PARA ISSO E AQUILO:

Para o frio, fogo. Para o calor, sorvete. Para sol e chuva, arco-íris. Para saudade, abraço. Para medo, beijo. Para pesadelo, sonho. Para voar, imaginação. Para correr o mundo, livro.  William Amorim/ Roseana Murray (In Balaio de Felicidades, ed. Estrela Cultural, Ilustrações de Christiane Mello. 48 pgs.)

Compartilhe este artigo