O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, reforça a importância do engajamento da comunidade e das lideranças políticas no processo de construção de uma São Luís mais inclusiva e próspera para todos os seus habitantes (Fotos/Divulgação)
“É fato que São Luís é uma cidade cheia de belezas e encantos, mas é em cada bairro, dentro de cada comunidade, que a vida real acontece e onde tudo precisa ser melhor”, declarou ontem em suas redes sociais o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor.
Paulo Victor na mesma postagem convidou seus seguidores a fazer uma reflexão, para que, assim, juntos, “possamos caminhar em busca da cidade que todos queremos e merecemos ter”.
A mensagem de Paulo Victor reforça a importância do engajamento da comunidade e das lideranças políticas no processo de construção de uma São Luís mais inclusiva e próspera para todos os seus habitantes.
Uma seguidora reagiu: “Sou apaixonada pela nossa cidade, parabéns pela linda homenagem”.
Sobre São Luís
Com seus 411 anos de história e situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Trazendo ainda, uma diversidade intrínseca aos seus costumes, seja em ritmos e sabores, a cidade possui reflexos da mistura cultural dos povos formadores de sua identidade.
A Fundação oficial data de 8 de setembro de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, prestaram homenagem ao rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.
Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo engenheiro-mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.
Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.
Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.