Álvaro Pires celebra mudança na bilhetagem dos ônibus após sugestão da CPI do Transporte em São Luís

Nedilson Machado
“Ainda tem muitas outras ações a serem implantadas, até que consigamos melhorar efetivamente o transporte coletivo que é utilizado pelo nosso povo”, disse Álvaro Pires (Foto: Leonardo Mendonça/Texto: Isaías Rocha)

 

O vereador Álvaro Pires (sem partido), que atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada pela Câmara Municipal (CMSL), com o objetivo de apurar eventuais supostas irregularidades no transporte público de São Luís, destacou os primeiros resultados alcançados pelo colegiado após as sugestões apresentadas no relatório final da CPI.

Entre outras realizações, o parlamentar celebrou o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que passou a operar nos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense. Com a implantação do novo mecanismo, São Luís ganha uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, tornando a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura.

De acordo com Álvaro Pires, a nova Bilhetagem Eletrônica no transporte público ludovicense é uma das suas inúmeras propostas que estão contidas no relatório final do colegiado que investigou algumas irregularidades no setor.

“No Relatório Final da CPI, propusemos diversas ações que deveriam ser realizadas para a melhoria do transporte coletivo da nossa capital. O novo SBE está vindo após um ano da entrega de nosso relatório. Ainda tem muitas outras ações a serem implantadas, até que consigamos melhorar efetivamente o transporte coletivo que é utilizado pelo nosso povo”, declarou.

Álvaro Pires representou a Câmara de Vereadores no lançamento do novo serviço no auditório do SEST/SENAT (Jordoa), no dia 17 do mês passado. Na oportunidade, o parlamentar destacou que há 20 anos o sistema não recebia uma atualização importante e necessária para atender às demandas da população. Segundo ele, o novo mecanismo vai aproximar o usuário do sistema, oferecendo facilidades tanto no pagamento quanto na segurança durante a utilização do transporte público.

“É um sistema de bilhetagem sofisticado, inclusivo e ágil, e estamos muito felizes em trazer essa inovação para a população ludovicense. Agora, os meios de pagamento foram atualizados, proporcionando uma série de novas formas, como QR Code, carteiras digitais e aplicativos. Este novo sistema da PRODATA é 100% pago pela iniciativa privada, que entendeu que era preciso mudar o sistema obsoleto”, completou.

Mais segurança

Após a implantação da nova Bilhetagem Eletrônica, Álvaro Pires propôs uma parceria, por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, visando à integração do sistema de pagamento nos coletivos ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) – órgão que congrega todas as instituições de segurança pública do Maranhão.

Na última terça-feira (8), os secretários da Segurança Pública do Estado (SSP), Maurício Ribeiro, e de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), Diego Rodrigues, reuniram-se para discutir a ideia apresentada pelo parlamentar que foi vista como excelente pelos dois secretários, que se comprometeram a fazer a integração. Além do sistema de bilhetagem, o serviço de videomonitoramento dos terminais de integração também será interligado em tempo real ao Ciops.

Compartilhe este artigo