Após a temporada no Maranhão, que vai até o início de julho, Alexandra Nícolas planeja lançar seu novo trabalho no maior Festival da Cultura Brasileira do Canadá, em Toronto (Foto/Divulgação)
Música que homenageia fusão de ritmos nordestinos é apresentada ao público de São Luís no show junino da cantora maranhense que vive no Canadá
A cantora maranhense Alexandra Nícolas, que atualmente reside no Canadá, está de volta à sua terra natal para celebrar o São João, trazendo consigo uma novidade que promete encantar os fãs, aquecer os corações e contagiar plateias em diversos arraiais juninos: o lançamento do seu mais novo single, “Xaxarimbó”. A faixa, composta por Betto Pereira e Gilberto Mineiro, é um forró vibrante que homenageia a rica fusão de ritmos da cultura nordestina.
“Xaxarimbó” é uma celebração inovadora que combina a energia marcante do xaxado, uma dança tradicional do sertão nordestino, com a cadência envolvente do carimbó, ritmo contagiante característico do Pará e do Maranhão. Na faixa, Alexandra Nícolas conduz os ouvintes por uma jornada sonora única, marcada pela guitarrada pulsante do carimbó e as notas marcantes do xaxado, criando uma melodia eletrizante e inovadora.
A música destaca a fusão de instrumentos tradicionais, como sanfona, zabumba e triângulo, com elementos contemporâneos. Isso resultou em uma sonoridade que promete cativar ouvintes de todas as origens. “Quem não tiver par vai dançar com a própria sombra,” brinca Alexandra, reforçando a intensidade e a animação que o single traz.
Com lançamento oficial programado oficialmente para o mês de julho, “Xaxarimbó” estará disponível em todas as plataformas de streaming, convidando todos os apaixonados por música a se entregarem a essa jornada única pela rica herança cultural brasileira.
Presente de São João
Com o primeiro show em São Luís já marcado para a sexta-feira (21), a partir das 21h, no Arraial da Praça Maria Aragão, não foi à toa que Alexandra Nícolas escolheu o período junino para lançar “Xaxarimbó”, época que tem um significado especial para os maranhenses.
“O meu desejo de gravar essa canção aconteceu no dia em que eu a ouvi pela primeira vez. Meu coração acelerou e eu sabia que ela iria fazer parte da minha vida. Todas as canções que eu gravei foram desse jeito. Se meu coração acelerar, minha pele arrepiar e meus olhos marejarem, tudo isso é sinal de que nos escolhemos, e aí eu gravo”, exclama Alexandra, que desembarcou em solo maranhense nesta terça-feira (18).
Maranhense apaixonada pela cultura da terra onde nasceu e cresceu, Alexandra acrescenta: “O período junino me encanta e me fascina desde menina. Por ser uma maranhense raiz e apaixonada pela minha cultura, resolvi dar esse presente de primeira mão para meus conterrâneos”, revela.
Processo criativo transcontinental
Vivendo no Canadá há 5 anos, Alexandra Nícolas não deixou que a distância atrapalhasse sua conexão com os parceiros musicais no Maranhão. Para este projeto, a artista escolheu a dedo a composição do seu compositor favorito no Maranhão, Betto Pereira, em parceria com o poeta e jornalista Gilberto Mineiro. “Esta é a quarta composição de Betto que eu gravo. E, agora, com a parceria mais que frutífera do meu querido amigo Gilberto Mineiro”, ressalta Alexandra.
A direção musical e os arranjos ficaram a cargo do talentoso Jesiel Bives, um dos musicistas mais sagazes da nova geração maranhense. “Ele entende dos ritmos e sabe que a arte da música é feita, em primeiro lugar, para o povo. Bives sabe disso como ninguém,” elogia a cantora.
A maior inspiração para esta obra foi a idealização de uma grande festa imaginária, onde todos os artistas do Norte e Nordeste estivessem reunidos, incluindo Marinês e Pinduca, duas grandes referências para a cantora. “Não abro mão do carimbó, porque sei que ele é nosso também,” declara.
Reunir todas essa influências mesmo morando tão longe foi um desafio que até mesmo contribuiu com o processo criativo. “Quando fui morar no Canadá, eu já sabia que esse intercâmbio musical faria parte da minha vida. E não abro mão dos parceiros musicais do meu estado. Foram mais de 100 horas de criação, recheadas de uma energia ímpar, que nos levaram ao choro de alegria e gargalhadas de satisfação. Nós nos tornamos uma grande família que se ama, se valoriza e, principalmente, se respeita à distância”, enfatiza Alexandra.
Expectativas e planos futuros
Os fãs podem esperar shows repletos de energia contagiante, cores vibrantes e uma onda quente de dança à flor da pele durante o São João em São Luís. “É mágico quando o show se encontra com o público. Em minha opinião, é ali que ele fica pronto”, emociona-se Alexandra.
Após a temporada no Maranhão, que vai até o início de julho, Alexandra Nícolas planeja lançar seu novo trabalho no maior Festival da Cultura Brasileira do Canadá, em Toronto, seguido por uma agenda de shows em Quebec, também no Canadá. Além disso, ela está à frente da representação do Brasil no Canadá para transformar o Forró em Patrimônio Mundial pela Unesco. “Já tenho uma série de reuniões para viabilizar esse feito e minha principal missão será promover o intercâmbio musical entre músicos maranhenses forrozeiros aqui no Canadá”, conclui orgulhosa e cheia de expectativas.