Alcântara Mais: Sebrae dá continuidade ao plano de desenvolvimento da cidade espacial

Nedilson Machado
Capacitações e consultorias são algumas das soluções do Sebrae aplicadas no município de Alcântara/MA (Foto/Divulgação)

 

Alcântara, a cidade maranhense que abriga o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ganha cada vez mais destaque não apenas pela sua vocação espacial, mas também pelo seu crescente ecossistema empreendedor. Capacitações e consultorias para empreendedores, agricultores e estudantes do município têm sido estratégicas para quem quer empreender no município.

As ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora-Alcântara Mais, uma iniciativa do Sebrae com o apoio de grandes parceiros como o Poder Público, a Sociedade Civil, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A iniciativa é uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável nos municípios de Alcântara, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O Alcântara Mais está alinhado com o  Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA) do qual o Sebrae também é parceiro.

Parcerias de sucesso com ações que transformam

Na última quarta-feira, 11, o Sebrae iniciou mais um rodada de ações conjuntas que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora-Alcântara Mais, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na quinta-feira, os alunos dos cursos de Turismo, Gestão e Administração receberam capacitação em Administração 5.0: Inovação, empreendedorismo e gestão humana na Era Digital.

A ação aconteceu durante o III Encontro de Administração realizado pelo IFMA, que também oportunizou capacitação em Empreendedorismo com atividades práticas sobre o Canvas aos alunos do Curso de Gestão. “Toda parceria traz novos ares. A parceria com o Sebrae tem nos proporcionado não só aos alunos, mas nós professores servidores do Campus, uma nova perspectiva, porque a gente tem muita parte teórica, e com o Sebrae tem a questão da oficina prática, da experiência que os consultores passam de suas vivências em empresas de consultoria, então faz com que essa visão fique ampla, o que torna os alunos muito mais equilibrados, muito mais preparados na hora de tomar as decisões,” disse Valdemir Omena, diretor de Desenvolvimento Educacional do IFMA  Campus Alcântara.

“É totalmente diferente ter aulas práticas, a gente poder trocar experiências, isso com certeza ajuda na formação dos alunos,” disse Samira Santos Ferreira, aluna do IFMA.

Outro parceiro importante é a Agência Espacial Brasileira (AEB), responsável pela administração do Centro de Lançamento de Alcântara, que reuniu alunos do Curso de Técnico em Elétrica do Senai para incentivá-los a usar essa nova formação para construir seus próprios negócios.

Em um ambiente que reuniu empreendedores, agricultores e alunos, a AEB convidou o Sebrae para levar capacitação em empreendedorismo.

Parceria com a AEB é crucial

A parceria com a AEB tem sido crucial para a criação de um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico em Alcântara. A agência tem investido em projetos que conectam o setor espacial com a comunidade local, estimulando a criação de empresas que ofereçam produtos e serviços para o setor aeroespacial. O IFMA, por sua vez, tem contribuído com a qualificação da mão de obra local, oferecendo cursos e programas de capacitação nas áreas de tecnologia, gestão e empreendedorismo.

A instituição tem sido um importante parceiro na formação de novos empreendedores e na transferência de conhecimento para a comunidade.

Ao todo, 200 pessoas receberam a capacitação do Sebrae e puderam aprender a visualizar novas perspectivas para o futuro, investindo em si próprios, na abertura de novos negócios.

“O programa cidade empreendedora – Alcântara Mais tem transformado a realidade da comunidade local. As parcerias firmadas com o IFMA e a AEB têm proporcionado aprendizado e incentivo à abertura de novos negócios. Com as capacitações as pessoas aprendem a protagonizar suas vidas, são estimulados a pensar em ações que possam trazer um futuro melhor,” contou Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.

Compartilhe este artigo