ABAV-MA debate a importância da segurança nos Lençóis Maranhenses 

Nedilson Machado
A presidente da ABAV-MA, Dayanna Barbosa, a secretária de turismo do estado, Socorro Araújo, e demais representantes da cadeia turística dos Lençóis Maranhenses (Foto/Marcos Rocha)

 

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Dayanna Barbosa, reuniu-se com representantes do trade turístico, entre as quais a secretária de turismo do Maranhão, Socorro Araújo, durante a ABAV Expo, em Brasília, para debater a importância da segurança nos Lençóis Maranhenses.  A ABAV Expo aconteceu de 26 a 28 de setembro e levou à capital federal uma caravana de cerca de 84 empresários maranhenses, uma das maiores dos últimos anos.

Durante a reunião, Dayanna Barbosa destacou que os Lençóis Maranhenses, um dos principais cartões-postais do estado, recebem um fluxo crescente de turistas, o que aumenta a necessidade de reforçar medidas de segurança para garantir a integridade dos visitantes e a preservação do meio ambiente .

“A segurança dos turistas precisa ser uma prioridade em destinos tão importantes quanto os Lençóis. É essencial que os profissionais que atuam na região estejam alinhados com as melhores práticas de segurança e com a preservação ambiental, para que possamos garantir uma experiência de qualidade para todos que visitam esse patrimônio natural”, afirmou Barbosa.

A reunião abordou questões como a sinalização adequada em áreas de risco, treinamento de guias e motoristas de veículos 4×4, além da necessidade de criar um plano de ação emergencial para lidar com possíveis acidentes ou incidentes durante os passeios.

Acompanhando de perto

“A ABAV-MA continuará acompanhando de perto o desenvolvimento das medidas discutidas, buscando atuar como parceira do governo estadual e dos agentes de viagem na promoção de um turismo seguro e sustentável nos Lençóis Maranhenses”, afirmou Dayanna.

Dayanna lembrou que a parceria com o Sebrae/MA tem sido fundamental nesse processo com a capacitação dos empresários locais e a oferta de programas específicos sobre o tema.

De acordo com a coordenadora estadual da carteira de projetos de turismo e cultura do Sebrae/MA, Flávia Nadler, o trabalho na região vem sendo feito há alguns anos e foi intensificado em 2022 com objetivo de orientar os pequenos negócios da cadeia do turismo sobre a gestão da segurança nas atividades de turismo de aventura, que predomina na área do Parque dos Lençóis maranhenses.

“Temos ofertado capacitações, workshops e gerado manuais orientativos para os empreendedores implementarem boas práticas de segurança nos seus empreendimentos na oferta de serviços turísticos”, explicou.

A capacitação realizada pelo Sebrae/MA sobre a importância de um turismo seguro na região envolveu empresários de agências de receptivo, condutores dos segmentos terrestres e náuticos.   Além disso, segundo Flávia, o Sebrae/MA deu suporte para a gestão municipal e para o ICMBio sobre a implementação da norma internacional, que rege todo o processo de turismo de aventura.

Compartilhe este artigo