As belezas e riquezas dos Lençóis (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e de Jericoacoara (CE) compõem a Rota das Emoções (Fotos/Divulgação)
Dunas, lagoas, rios e mares: deslumbre e emoção para todos os sentidos. Assim é o roteiro que integra Maranhão, Piauí e Ceará, em uma jornada de descobertas que desperta a atenção de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. As belezas e riquezas dos Lençóis (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e de Jericoacoara (CE) compõem a Rota das Emoções, criada em 2005 e já premiada pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do país.
E são justamente as potencialidades dessa integração que o público poderá conhecer mais de perto a partir desta quinta-feira (17) até sábado (19), no pavilhão de eventos do Multicenter Negócios e Eventos, na capital maranhense, durante o 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções, maior evento de mercado do trade turístico do roteiro integrado, que este ano é evento-âncora do Mobiliza SLZ, movimento de incentivo à cultura, ao turismo e à economia criativa na capital maranhense.

“O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções é uma grande exposição sobre esse roteiro integrado. Por isso, buscamos trazer para cá a amostra mais realista possível do que o roteiro oferece. Cada passo dentro do Salão de Turismo é uma experiência, uma chance de se conhecer mais sobre as peculiaridades e as oportunidades do Maranhão, do Piauí e do Ceará”, destaca Albertino Leal, superintendente do Sebrae Maranhão, responsável pela realização do 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções.
Experiências
Logo na entrada do Multicenter, o público irá se deparar com o Portal da Rota, uma espécie de túnel decorado com imagens que trazem à memória os estados vizinhos conectados no roteiro. Já dentro do salão, os visitantes encontram uma ilha, em torno da qual é possível circular e, a cada estação, conhecer mais sobre os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
“Cada ambiente foi pensado com o objetivo de levar aos visitantes a melhor demonstração possível do que é a Rota das Emoções. Passeando pela exposição, cada pessoa poderá circular e se sentir na própria Rota. O nosso salão está recheado de espaços ‘instagramáveis’, onde é possível atravessar o Maranhão, o Piauí e o Ceará em um estalar de dedos, apenas caminhando e se permitindo conhecer mais sobre os municípios que fazem parte do roteiro”, enfatiza Flávia Nadler, coordenadora-geral do 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções.
Programação
Mais de 40 palestras, painéis e oficinas com profissionais renomados do setor do turismo e economia criativa, além de apresentações culturais, compõem a programação do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que está inteiramente disponível no site do evento (www.salaorotadasemocoes.com.br).
Também no site, é possível antecipar as inscrições, que são gratuitas, para ter acesso a toda a programação. O pavilhão de exposições abre as portas às 17h e as atividades se estendem até as 22h, entretanto, algumas atividades da área de conhecimento e as Rodadas de Negócios ocorrerão mais cedo.
Veja o que está programado para o dia de abertura do 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções!
QUINTA-FEIRA (17)
ARENA JERI
17h15 – 18h00 Evento Estratégico: Painel Pensar como Marketing e Executar como Produtor
Participantes:
Lidú Figueiredo – Pah!Digital (CE)
Alexandre Nina – Fed. Maranhense de Desp. Aquáticos/Evento Desafio do Cassó (MA)
Bruno Nogueira – Associação Brasileira de Kite Surf (CE)
Mediadora: Suilany Teixeira – SEBRAE (CE) |
ARENA DELTA
17h15 – 18h00 O Futuro do Ecoturismo e Turismo de Aventura Gustavo Timo – Adventure Travel Trade Association – ATTA (BH) | Formato: Palestra
18h15 – 19h30 Lançamento de Novos Produtos/Roteiros da Rota das Emoções Empresas da Rota das Emoções (MA/PI/CE) | Formato: Pitch
ARENA LENÇÓIS
17h15 – 18h00 A Importância da Conectividade à Internet na Rota do Turismo Rodrigo Oliveira – Star 1 (MA) | Formato: Palestra
LOUNGE GASTRONÔMICO SABORES DA ROTA
17h15 – 18h15 Elaboração de Drinques e Coquetéis Típicos David Sousa e Luiz Eduardo Monteiro – SENAC (MA) | Formato: Oficina
Unidade de Panificação – SENAI/MA
17h30 – 18h30 Festival das Empadas Geovana Campos | Formato: Oficina
18h45 – 19h45 Biscoitos Artesanais Sheylysbald Ribeiro | Formato: Oficina
20h00 – 21h00 Bolos Tradicionais Sheylysbald Ribeiro | Formato: Oficina
21h15 – 21h45 Empreendedorismo na Panificação. Geovana Campos | Formato: Oficina
PALCO CULTURA
19h30 Solenidade de Abertura SEBRAE e Parceiros
20h30 Boi de Axixá – Sotaque de Orquesta Axixá (MA)
Realização
O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções é uma realização do Sebrae-MA e tem o patrocínio do Sistema Fiema, por meio do Sesi e do Senai; da Fecomércio-MA, por meio do Sesc e do Senac; da Star 1; do Guaraná Jesus; e da Compensei. Além disso, conta com o apoio e a parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana/Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação e da Secretaria Municipal de Turismo; da ASLIT (Associação de Empresários do Ramo de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea); e da Sehama (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão).



