51ª ABAV Expo: secretária executiva do MTur destaca a importância do setor para economia nacional

Nedilson Machado

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou nesta quinta-feira (26) da 51ª ABAV Expo, um dos principais eventos do mercado turístico brasileiro. A feira, que retorna a Brasília (DF) após 22 anos, reúne estados, agências de viagens, companhias aéreas e todo o setor turístico durante três dias, com uma programação extensa para realização de negócios, promoção de destinos e troca de experiências.

Ao lado de autoridades como a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Ana Carolina Medeiros, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, Ana Carla participou do ato simbólico de descerramento da faixa, marcando a abertura oficial do evento.

Ao falar sobre a feira, ela destacou o impacto econômico do turismo, que atualmente representa quase 8% do PIB nacional e, nos dois anos de governo do presidente Lula, já gerou mais de 324 mil empregos formais no país. “O turismo nacional continua sendo a mola propulsora do Brasil, e uma feira como essa demonstra a riqueza do nosso país, mostrando tudo o que podemos oferecer em termos de destinos, gastronomia, cultura e o contato próximo com os brasileiros”, afirmou.

Durante a visita à ABAV Expo, que conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, a secretária executiva percorreu a feira, visitou estandes de diferentes estados, conversou com representantes do setor e discutiu iniciativas para o fortalecimento do turismo nacional.

A 51ª ABAV Expo reúne duas mil marcas de setores como hotelaria, gastronomia, transportes e artesanato. O evento também oferece capacitações e debates no “ABAV Talks”, com temas como turismo para a terceira idade, turismo cívico e afroturismo.

NOVIDADE – A edição deste ano da ABAV Expo traz um diferencial: pela primeira vez, o evento será aberto ao público no sábado (28/09), com ingressos a R$ 20. Toda a arrecadação será destinada à organização Médicos Sem Fronteiras, que atua em regiões afetadas por crises humanitárias ao redor do mundo. Esta faz parte das ações de responsabilidade social da Associação Brasileira de Agências de Viagens, que busca fortalecer seu compromisso social. (Por Fábio Marques/Comunicação do Ministério do Turismo)

Compartilhe este artigo