A exposição explora a narrativa visual como ponto chave para abordar elementos próprios da cultura popular maranhense (Fotos/Divulgação)
Uma viagem visual e um convite à imaginação através do fantástico mundo da encantaria: esta é a proposta da exposição “Imaginando a Encantaria” do artista visual e ilustrador Waldeir Brito, que abrirá para visitação gratuita a partir da quarta-feira, dia 15 de maio, na Sala Sesc de Exposições e conta com recursos acessíveis e audiodescrição.
No mesmo dia acontece bate-papo com o artista a partir das 16h, onde Waldeir compartilhará o processo criativo que resultou num extraordinário retrato da cultura maranhense através de técnicas que lembram o trabalho de grandes nomes da ilustração, como Alfredo Alcala e Nico Rosso.
A exposição explora a narrativa visual como ponto chave para abordar elementos próprios da cultura popular maranhense. O artista convida o público para uma viagem pelos meandros das ilustrações, onde cada um pode interpretar a história de um Andarilho, personagem que costura todas as obras e percorre seu caminho por um mundo fantástico inspirado pela cultura maranhense e principalmente, pela cultura de encantados como Tambor de Mina, Terecô e Cura (pajelança).
Aberta a visitação até o dia 19 de julho, “Imaginando a Encantaria” promove uma viagem pela cultura maranhense por meio de traços e hachuras que dão forma ao fantástico, ao místico, ao fascinante mundo dos encantados tão presentes em nossas manifestações culturais populares.
O trabalho é resultado da revista de mesmo nome lançada em 2023 através de financiamento coletivo. Sua produção foi realizada durante a pesquisa de campo de TCC do artista, que retratou os encantos da Família de Légua.