O profissional de educação física será celebrado com a temática “O Novo Normal do Esporte, Lazer e Mundo Fitness: Ferramentas e Inovações”. (Foto/Reprodução)

 

A solenidade de abertura da I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física, promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 21 ª Região (CREF21-MA), acontece presencialmente nesta terça-feira, 1º de setembro, às 9h, no auditório da Academia Viva Água, na Rua das Gaivotas, no Renascença II.

A Semana celebrará o dia do profissional de educação física com a temática “O Novo Normal do Esporte, Lazer e Mundo Fitness: Ferramentas e Inovações”. O evento voltado aos profissionais e estudantes de Educação Física também realizará ações paralelas junto às comunidades da Cidade Operária, Liberdade, Jordoa/Barreto, Bairro de Fátima e Jambeiro, respeitando as normas do distanciamento social.

Atenta à atual situação do cenário de pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer ressignificou o projeto, que antes seria todo presencial, e abrangeu para esta primeira edição a realização online, por meio de transmissões em plataformas digitais.

Sedel e profissionais

O empenho da Sedel em inserir a inovação tecnológica no evento garantirá as discussões de temáticas atuais para os profissionais e estudantes de educação física, como a readaptação dos trabalhos ocorrida com o fechamento de academias e instituições de ensino, durante o período de isolamento social. Essa é mais uma oportunidade dos profissionais do esporte para repensar suas práticas e reinventar suas atuações profissionais.

A abertura do evento será realizada pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira e pela presidente do CREF21-MA, Denise Martins. “Vamos celebrar a data do profissional de educação física e estender as comemorações às comunidades, levando mais políticas públicas de esporte, educação, lazer e saúde, por meio de atividades desenvolvidas pela Sedel. Paralelo às atividades lúdicas, contribuiremos com a formação crítico-reflexiva dos estudantes e dos esportistas com a idealização de palestras com profissionais especializados”, comentou o secretário.

Para a presidente do CREF21-MA, Denise Martins, a importância da realização do evento no atual cenário se dá para as devidas orientações dos profissionais no reposicionamento de mercado.

“Em um momento de crise econômica e de mudanças na maneira de pensar e trabalhar nas mais diversas áreas, incluindo a Educação Física, e com tantas pessoas leigas exercendo de forma ilegal o nosso ofício, pensamos que a melhor forma de celebrar o Dia do Profissional de Educação Física é mostrar o que é diferencial de quem é qualificado e registrado: o conhecimento. Será uma série de palestras que abordarão os vários aspectos do exercício da profissão e ajudarão professores, personal trainers, gestores e estudantes a atuarem nesse novo momento”, concluiu.

A ação é apoiada pela Associação de Personal Trainers do Maranhão (APTM), JP 2 Sport, Faculdades Uninassau, Edufor, Pitágoras, Ceuma e UFMA, Instituto Iziane, Amigos Solidários, Projeto Brincando pra Valer, Projeto Escola de Guerreiros e Centro de Esporte e Lazer Unidos pela Paz.

Confira a programação das palestras online

Dia 01

9h às 10h – Abertura do evento

10h às 11h – Palestra ‘Treinamento da flexibilidade da saúde ao desempenho físico’, com o professor Christian Emmanuel Torres Cabido

15h às 16h – Palestra ‘Genética e a detecção de talentos esportivos’, com a professora Márcia Cristiane Araújo

16h às 17h – Palestra ‘Treinamento de atletas em longo prazo’, com o PHD Antônio Carlos Gomes

Dia 02

09 às 10h – Palestra ‘Da escola às Olimpíadas’, com o atleta Olímpico Bruno Lins

10h às 11h – Palestra ‘A importância do esporte do esporte escolar como ferramenta de desenvolvimento cultural e esportivo’, com Edgar Antonio Hubner

15h às 16h – Palestra ‘Perspectiva do esporte paralímpico no Brasil’, com Alex Fabiano Santos Bezerra

16h às 17h – Palestra ‘O futebol de 5 e as mudanças no jogo: relato de experiência’, com Laryssa Macedo

Dia 03

9h às 10h – Palestra ‘O profissional de Educação Física e a terceira idade’, com José Alípio

10h às 11h – Palestra ‘Gestão de marketing pessoal dos profissionais de Educação Física’, com Thiago Panda

15h às 16h – Palestra ‘Lazer atividade física e o ambiente construído: reflexões necessárias para a promoção da cidadania’, com Sérgio Augusto Rosa de Souza

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar