Secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, representa o estado em posse do ministro Celso Sabino

Nedilson Machado
Celso Sabino, ministro do Turismo, e o presidente Lula (Ricardo Stuckert/PR)/ Ao lado, Secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, com apresidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Magda Nassar (Divulgação)

Segundo a secretaria, a intenção é criar pontes pra obter ainda mais apoio do Governo Federal nas ações da pasta, já que agora o Ministério do Turismo passou a ser comandado por alguém natural de um estado vizinho, no caso, o Pará

Em Brasília (DF), a secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, participou da solenidade de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, realizada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (3). Na cerimônia, a secretária representou o governador do Maranhão, Carlos Brandão. O momento era de grande expectativa para o turismo nacional e contorno com a presença de autoridades políticas e autoridades ao setor.

“A posse do ministro Celso Sabino aumenta nosso otimismo sobre o crescimento do turismo e desenvolvimento dos estados, na perspectiva de capacitação da mão de obra e captação de recursos. Queremos trazer mais turistas internacionais para o Maranhão e fazer com que o turismo nacional continue crescendo “, disse Socorro Araújo.

Segundo a secretaria, a intenção é criar pontes pra obter ainda mais apoio do Governo Federal nas ações da pasta, já que agora o Ministério do Turismo passou a ser comandado por alguém natural de um estado vizinho, no caso, o Pará.

A nomeação foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No discurso de posse, Celso Sabino enfatizou a importância de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida do povo.

Entre as iniciativas, ele citou a extensão da conectividade entre as companhias aéreas, os investimentos em novos produtos, destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação profissional e segurança. O governo quer também incrementar o fluxo turístico interno, com a redução dos preços das passagens aéreas e da hospedagem.

“Para além do turismo tradicional – que continue a receber toda a atenção – o nosso meta é investir em programas que promovam o desenvolvimento e a criação de novos pólos turísticos, a descentralização de recursos e o incentivo às diversas modalidades de turismo: religioso, etnoturismo [viagens de imersão nas culturas e tradições das comunidades locais], volunturismo [viajar pelo mundo fazendo trabalho voluntário], o turismo de base comunitário e o ecoturismo sustentável”, destacou o novo ministro.

A gestora estadual, Socorro Araújo, completa afirmando que o Maranhão está no caminho certo. “Por engenharia do nosso governador, Carlos Brandão, nós da Setur, temos investido em qualificação do trade, roteirização de novos atrativos turísticos dos nossos pólos, estimulando a criação de novos produtos, sempre prezando pela extensão da malha aérea do estado e pela segurança dos nossos turistas”, afirmou a secretária. (Fonte/Secom-Governo/MA)

Compartilhe este artigo