Saudades: Buteko Lagoa encerra suas atividades. Mas volta em breve em novo local

Nedilson Machado

Há 20 anos referência em chopp bem gelado e bem tirado na cidade, o Buteko Lagoa encerrou suas atividades neste último fim de semana.

“Essa semana será de agradecimentos e comemoração, a vocês clientes que nos ajudaram a construir essa história, aos nossos colaboradores, aos nossos parceiros de negócios e toda São Luís e ao Brasil”, postou já saudoso o proprietário Adriano Almeida na última sexta-feira (2), ao convidar seus clientes para as despedidas.

Proprietário do Buteko, Adriano Almeida

Com muitos perrengues nos últimos anos: primeiro pelos dois anos de pandemia, depois pelo abandono da Lagoa, que era uma das maiores atrações da noite de São Luís; Adriano ao lado de sua esposa Alcione e sua equipe de trabalho não perdeu o seu padrão de qualidade: “não perdi o entusiasmo, nem a identidade. O boteco sempre continuou da mesma forma, o chope com a mesma qualidade, os petiscos, o atendimento, ambiente, tudo”, confessa Adriano, que, mesmo assim não declara aposentadoria. Esse “pit stop” será, na verdade, “uma pausa para nos organizar para que possamos no futuro escolher um local menor, bacaninha para gente voltar”, explica Adriano.

Portanto está dada a palavra do criador do Buteko Lagoa, Adriano Almeida, o mineiro que batizou o Maranhão como sua segunda moradia e aqui construiu sua família e seu nome de empreendedor vencedor neste ramo empresarial. “A marca Buteko retornará em breve. Desde que surgiu, a marca referenciou outros bares com seu nome. Tanto que os que fazem sucesso na Ilha têm o Buteko na frente do nome ou como complemento do nome”, orgulha-se o empresário do seu legado para a noite maranhense.

Prêmios, emoções e saudades

Nesses 20 anos, o Buteko Lagoa colecionou inúmeros prêmios como um dos melhores chopes servidos no Brasil. Segundo Adriano Almeida, o Buteko foi premiado por 5 anos consecutivos como “Especialista em chopp”: 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010. Também foi premiado como “Colarinho de Ouro” nos anos de 2007 / 2008 / 2009 e 2010. Em 2008, em um Campeonato Nacional, o Buteko foi premiado em 1º e em 2º lugar como Melhor Tirador de Chopp do Brasil”.

No fim desta semana o perfil do Buteko ficou repleto de comentários saudosos da sua equipe de colaboradores e clientes habituais: “Lugar que me proporcionou momentos incríveis, sorrisos sinceros. Lugar que conheci tanta gente legal! Tantos clientes que me marcaram para o resto da vida! Os cantores da casa que me fizeram cantar. Sentirei muita falta dos colegas, do lugar que tanto fui bem acolhida e dos clientes que nos acompanharam nessa longa e linda jornada de muitos momentos felizes e de muito aconchego e credibilidade. Só tenho a agradecer por ter feito parte da história do Buteko Lagoa. Desejo a todos da Casa muita sabedoria, paz no coração, garra e muita força para alcançar novos voos”, postou a garçonete preferida dos clientes da Casa, Zilah Tavares.

“Incrível ter feito e fazer parte dessa história sensacional, de um dos melhores botecos do Brasil”, postou o cliente Caio Mello.

“Fico bastante triste porque sei da luta do empreendedor, dos funcionários, mas que seja um recomeço e que novas oportunidades sejam geradas”, lamentou o empresário Rafael Sombra.

“Quantas histórias boas vivemos no Buteko Lagoa. Vai fazer falta, lembro saudosa da caipifruta que vinha com um picolé de fruta inenarrável”, postou Fabíola Braga.

“Que triste mesmo. O melhor chopp da Ilha. Minha esperança é que seja um até breve”, declarou a cliente Sylvia Fiquene. “Que pena, um patrimônio de São Luís!”, depôs o advogado Fred Costa Lima, também um dos habitués da Casa.

Compartilhe este artigo