Competente e muito experiente em seu ramo de atuação, o cirurgião do aparelho digestivo Hérquimas Pereira vem coordenando com maestria essa que é a maior rede integrada de cuidados em saúde do Brasil (Foto/Divulgação)
Rede é composta por mais de 60 hospitais próprios e outros administrados, além das mais de 50 clínicas oncológicas, mantendo o maior programa de qualidade técnica do país
Desde o mês de maio que o cirurgião do aparelho digestivo Hérquimas Pereira está à frente da Coordenação Geral de Cirurgia da Rede D’or no Maranhão. Competente e muito experiente em seu ramo de atuação, ele vem coordenando com maestria essa que é a maior rede integrada de cuidados em saúde do Brasil, com presença em vários estados da federação, como Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará e Distrito Federal.
A Rede D’or é composta por mais de 60 hospitais próprios e dois administrados, além das 53 clínicas oncológicas, mantendo o maior programa de qualidade técnica do país. Criado há 12 anos, consiste no monitoramento contínuo de indicadores de saúde, como letalidade, infecções e taxa de reinternação, entre outros. Os achados são constantemente comparados aos mais elevados padrões internacionais e discutidos mensalmente com a alta direção da empresa.
No ano passado, sete unidades da rede conquistaram sua primeira certificação. Instituições independentes, como a Joint Commission International (JCI), QMentum, NIAHO e Organização Nacional de Acreditação (ONA), validam a acurácia dos dados.
O Programa de Qualidade Técnica da Rede D’Or monitora 24 indicadores para pacientes adultos e 26 indicadores da linha materno-infantil. Dessa forma, promove o acompanhamento e a melhoria contínua do padrão de assistência em todos os hospitais credenciados, mesmo naqueles adquiridos recentemente.
Selo Top Performer
O selo Top Performer, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Epimed Solutions, distingue os melhores centros de terapia intensiva do país, ao comparar a alocação eficiente dos recursos e os melhores desfechos clínicos. A Rede D’Or tem 9% das UTIs participantes do programa e uma em cada três das UTIs Top Performer premiadas.
Com ampla base de dados e tecnologia, os eventos são monitorados e toda oportunidade de atualizar protocolos é rapidamente adotada por todo o grupo. Assim, independentemente da marca ou localização geográfica de um hospital, alcança-se o mesmo nível de qualidade técnica.
O programa da Rede D’Or coleciona os melhores índices nacionais e internacionais conferidos por acreditadoras do setor. Os hospitais que fazem parte da Rede D’Or se destacam por apresentarem índices superiores à média, quando comparados às melhores instituições de saúde privadas no Brasil.
Em um movimento de transparência pioneiro, seguido depois por outras instituições de saúde privadas, a Rede D’Or apresenta periodicamente à sociedade os resultados alcançados com o seu programa de qualidade técnica.