A residência teve duração de dois meses, em um espaço de trabalho coletivo, viagens de pesquisa, produção, assistência e orientação das equipes do Chão SLZ, Asfalto e Casa do Sereio (Fotos/Divulgação)
Galeria Asfalto do Rio de Janeiro, Chão SLZ e Casa do Sereio inauguram Exposição de Residência Artística realizada no Maranhão
Nos meses de abril e maio aconteceu em São Luís e Alcântara o projeto Lab.SUAV (Laboratório Suburbano de Artes Visuais), um programa de extensão da Asfalto, galeria de arte localizada no Rio de Janeiro, com ações formativas que visam a redistribuição de recursos do mercado da arte para artistas de periferias, fomentando processos criativos e investindo na autonomia da trajetória profissional no circuito das artes visuais.
A ação é uma parceria entre a Asfalto (@asfalto.asfalto), o Chão SLZ (@chaoslz) em São Luís e a Casa do Sereio (@casadosereio) em Alcântara, no Maranhão. A residência aconteceu com artistas convidados e selecionados na chamada pública aberta no mês de março, para artistas de todo Brasil.
Os artistas que compuseram o Lab.SUAV na sua primeira edição foram Anti Ribeiro (SE), Carchíris (MA), Daniel Barreto (RJ), Gê Viana (MA), Victor Fidelis (MA) e Yanaki Herrera (Peru, MG) e ainda os artistas convidados, Dinho Araújo (MA) e Pablo Monteiro (MA). A residência teve duração de dois meses, em um espaço de trabalho coletivo, viagens de pesquisa, produção, assistência e orientação das equipes do Chão SLZ, Asfalto e Casa do Sereio.
Nesta quinta-feira, dia 25 de maio, será apresentada a produção realizada nesse período de permanência no Maranhão com abertura de exposição coletiva e conversa aberta no Chão SLZ na Rua do Giz, Centro. Ainda como parte do Lab.SUAV, os artistas retornam para a Casa do Sereio em Alcântara, para a Festa do Divino, como encerramento do ciclo.