Etapa Maratona do Rally dos Sertões 2023 termina com atuais campeões na liderança

Nedilson Machado
Rodrigo Varela (foto) e Matheus Mazzei passam à frente na busca por mais um título para a Can-Am (Foto/Divulgação)

 

Etapa Maratona do Rally dos Sertões 2023 termina com Rodrigo Varela e Matheus Mazzei na liderança na geral dos UTVs. Com a segunda colocação conquistada nesta quarta etapa, a dupla apoiada pela Can-Am – e vencedora da edição 2022 da competição – sobe ao degrau máximo, e com grandes chances de levarem novamente o título.

Outras duas duplas apoiadas pela marca canadense também figuram entre os Top 5 na geral: Deni Nascimento e Gunnar Dums na segunda posição e Deninho Casarini e Ivo Mayer na quarta. Destaques também na etapa de hoje foram Nelsinho Piquet e seu navegador Cesar Peduti, que fecharam o dia na primeira colocação da categoria UTV3, e Helena Deyama com sua parceira Cris Starling na quarta posição na mesma categoria.

Oriundo da Stock Car, o estreante Felipe Fraga e seu navegador Gabriel Dall Agnol também marcaram forte presença fechando a etapa de hoje em quarto lugar na categoria UTV2 e em décimo-primeiro na geral. Na soma de todas as etapas ocupa a sexta colocação na UTV2. Fato é que a disputa está acirrada, com alternância de colocações a cada dia.

A fase mais dramática do Rally dos Sertões é sem dúvida a Maratona porque pilotos e navegadores não podem contar com suas equipes para as habituais manutenções nos UTVs no encerramento de cada dia. Iniciada ontem, 14 de agosto, contou com duas pernas: de Petrolina (PE) a Xique-Xique (BA), e de volta a Petrolina, num total de 729 quilômetros cronometrados de muita areia, tipo de piso que segura os veículos bem mais do que a terra batida ou a piçarra.

O que dizem os pilotos…

Rodrigo Varela

“Sertões está surpreendendo pelo percurso duríssimo, mas estamos, eu e meu navegador Matheus Mazzei, nos saindo muito bem. E também a Can-Am com as excelentes colocações no Top 5. Hoje, como nos outros dias, fizemos uma prova excelente, o que tem nos permitido conquistar a cada dia boas colocações, ajudando a nos manter no topo. Nós e nosso Maverick X3 saímos muito bem da Maratona. Mas ainda temos 4 dias pela frente, de especiais longas e difíceis, mas estamos preparados e vamos em busca de mais um título”.

Deni Nascimento

“Mesmo com muita dor na costela pelo incidente que tive antes do início do Sertões, fui para a prova muito focado. O carro estava perfeito, mesmo sem a revisão costumeira por conta das regras da Maratona, e pudemos imprimir um ritmo bem legal. Como conseguimos melhorar nosso tempo sobre as outras equipes que estavam na frente, seguramos um pouco. Porém, quando chegou no areião, mudou a temperatura e fiquei tenso com a correia que começou a esquentar e os pneus que não eram o mais apropriados para o terreno. Também perdemos um tempo precioso ao parar para socorrer um amigo que ficou sem combustível faltando 600 metros. Comprometeu nosso resultado no dia de hoje e acabamos perdendo a ponta para o Rodrigo e o Matheus. Mas o rali é longo e nos próximos dias teremos trechos mais travados, de pedra, o que considero que favoreça mais o conjunto que temos. E vamos para cima porque nosso Maverick X3 está perfeito”.

Felipe Fraga

“Hoje foi muito bom. Larguei em quinto e passei o Deni Nascimento, um dos grandes ídolos do rali. Segui acelerando muito até que quebrou uma correia e perdi todo o tempo que havia ganho. Mas cheguei em décimo-quinto e escalei posições preciosas na geral. O Maverick X3 está inteiro, mas agora podemos dar uma geral com os mecânicos e melhorar ainda mais. Amanhã recomeçar. Penso que um décimo-primeiro lugar no meu primeiro rali é para comemorar e seguir acelerando para subir mais posições”.

 

Resultados extraoficiais UTV – Geral

  1. R. Varela/M. Mazzei – Can-Am – 17h45m02s
  2. D. Nascimento/G. Dums – Can-Am – a 02min38s
  3. G. Cestari/J. Ardigo – Polaris – a 10m10s
  4. D. Casarini/I. Mayer – Can-Am – a 12m13s
  5. P. Dowell/W. Rezende – Polaris – a 16m15s

Compartilhe este artigo