Maranhão se destaca na 51ª Expo ABAV em Brasília com apoio do Sebrae

Nedilson Machado
Com a participação de 50 empresas do trade turístico, o Sebrae Maranhão impulsiona novos negócios, lança o Catálogo de Vivências Turísticas e reforça parcerias estratégicas (Fotos/Divulgação)

 

A 51ª edição da ABAV Expo, um dos maiores e mais importantes eventos de turismo da América Latina, realizado em Brasília de 26 a 28 de setembro, contou com a participação ativa de uma comitiva do Maranhão. Com o apoio do Sebrae Maranhão, 50 empresários, representantes do trade turístico e técnicos estiveram presentes, buscando promover negócios, compartilhar conhecimentos e reforçar as parcerias estratégicas do estado. Os Diretores, Édila Neves e Mauro Borralho estiveram acompanhando os empresários.

A participação do Sebrae Maranhão foi destaque em diversas frentes, incluindo a apresentação de 13 experiências turísticas por empresários maranhenses no estande do Sebrae Nacional. Além disso, a programação contou com a inserção do Maranhão no ABAV Talks, um espaço voltado para palestras e capacitações que abordam as inovações e oportunidades do setor. Também foram realizadas rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae e pela Embratur, proporcionando aos empresários maranhenses contato direto com players nacionais e internacionais.

Valorização da Cultura e dos Roteiros Regionais

Outro ponto de grande destaque foi a presença do Maranhão em importantes estandes da feira, como o estande da Rota das Emoções, uma iniciativa subsidiada pelo Sebrae em parceria com os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. No espaço, os empresários puderam expor produtos que representam a diversidade cultural e turística da região, com o objetivo de atrair mais turistas e negócios para o destino.

Uma das empresas que estiveram no estande da Rota das Emoções foi a Aquarela Travel, trazendo uma visão diferenciada e exclusiva para mulheres com uma imersão nos Lençóis Maranhenses. Bianca Mendes, proprietária da empresa, destacou o foco em experiências autênticas: “Estamos promovendo desde os Lençóis Maranhenses até Jericoacoara, dentro da Rota das Emoções, com roteiros exclusivos que vão além dos parques nacionais. Nosso objetivo é oferecer às visitantes a oportunidade de se conectar com as comunidades locais e viver experiências voltadas ao público feminino”, informou.

Além disso, o estande da Rota dos Guarás e o estande do Estado do Maranhão trouxeram um reforço para a promoção de destinos turísticos regionais, como São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, oferecendo ao público uma amostra das experiências únicas que o estado tem a oferecer.

Léo Junior, da Jânio Tour Receptivo, destacou a importância de promover os roteiros turísticos de São José de Ribamar, com o apoio do Sebrae. “É uma grande oportunidade estar na ABAV Expo 2024, com o apoio do Sebrae, apresentando os roteiros turísticos que desenvolvemos em São José de Ribamar. Nosso objetivo é mostrar as belezas naturais, a cultura e a espiritualidade que tornam esse destino único no Maranhão”, afirmou Léo.

Lançamento do Catálogo de Vivências Turísticas do Maranhão

Destaque importante da participação maranhense foi o lançamento do Catálogo de Vivências Turísticas do Maranhão, que aconteceu no estande do Sebrae Nacional. O catálogo apresenta uma coleção de experiências imersivas, destacando a riqueza cultural, natural e gastronômica do estado. Esta ação reforça a estratégia de promoção do turismo local e internacional do Maranhão, posicionando o estado como um destino atrativo e diversificado.

Flávia Nadler, gestora estadual de turismo e cultura do Sebrae Maranhão, apresentou o Catálogo de Vivências Turísticas do Maranhão, destacando a diversidade de experiências que o estado tem a oferecer. “Estamos trazendo o lançamento do catálogo, que reúne 21 experiências distribuídas em seis polos turísticos do estado. Essas vivências vão desde o agroturismo na Grande São Luís até o ecoturismo e a rica herança cultural afro-referenciada em polos como a Floresta dos Guarás, recentemente impulsionada pelo Caminho dos Guarás. Nosso objetivo é proporcionar aos turistas novas formas de explorar o Maranhão, além dos destinos tradicionais, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, promovendo o desenvolvimento de novos destinos e a distribuição mais equilibrada do fluxo turístico”, enfatizou.

Projeção e Expectativas para o Futuro

Com mais de 30 mil visitantes esperados ao longo dos três dias de evento, a ABAV Expo 2024 reforçou a credibilidade do Maranhão como um destino turístico inovador, atrativo e cheio de potencial.

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou que a participação das 50 empresas maranhenses na 51ª ABAV Expo gerou excelentes resultados, com empresários fechando importantes negócios e ampliando suas parcerias, as empresas vieram para apresentar seus produtos, expor seus destinos e, principalmente, gerar negócios, e foi exatamente isso que aconteceu. O retorno tem sido muito positivo, especialmente com o lançamento do Catálogo de Vivências Turísticas do Maranhão e o destaque da Rota das Emoções, reforçando o compromisso do Sebrae em atrair mais turistas para o nosso estado.“Com uma visão otimista para o futuro, Borralho reforça que “o Sebrae continuará apoiando e impulsionando o trade turístico, promovendo inovações e fortalecendo o Maranhão como um destino de destaque no cenário nacional e internacional”, completou.

A ABAV Expo, conhecida por reunir os principais players do setor de turismo brasileiro, trouxe grandes oportunidades para o Maranhão, que, com a força das parcerias entre o Sebrae Maranhão, a ABAV MA, a Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão (SETUR-MA), a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (SEMTUR), a Fecomércio Maranhão, e as Instâncias de Governança Regionais, pôde se destacar e promover o desenvolvimento do setor no estado.

Compartilhe este artigo