Maranhão Parcerias (Mapa) leva política de REDD+ para o AgroBalsas 2023

Nedilson Machado
A 19ª edição do AgroBalsas 2023 contará com a presença de mais de 375 expositores, com 2 mil marcas, e espera ultrapassar a marca do ano passado de R$ 6 bilhões em volume de negócios gerados (Foto/Divulgação)

 

A Maranhão Parcerias (Mapa), empresa do Governo do Estado, vai participar da AgroBalsas 2023, uma das maiores feiras de agronegócio do Maranhão, que acontece de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas.

O evento, que é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Exportação Norte (Fapcen) e conta com a parceria do Governo do Maranhão, tem como tema central ‘Responsabilidades compartilhadas’, que destaca uma agenda de promoção ao desenvolvimento sustentável.

Na oportunidade, o Mapa vai integrar o Pavilhão Agro, junto com diversas secretarias e órgãos do Governo, com estande voltado para mostrar ao público o seu papel no âmbito da política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal , da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal e da Gestão dos Ativos Ambientais (REDD+).

O REDD+ é um instrumento desenvolvido pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas para recompensar financeiramente os países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.

O principal objetivo é evitar as emissões de gases de efeito estufa – que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas – associadas ao desmatamento de florestas, permitindo a concessão daqueles que mantêm as florestas em pé.

No Brasil, o desmatamento, a degradação de florestas e as mudanças do uso do solo, que incluem atividades como a agropecuária, interromperam com mais de 69% de todas as emissões antropogênicas acumuladas de Gases de Efeito Estufa (GEE), segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg).

A Mapa tem a função de agência de mercado, fomento e gestão financeira da Política do REDD+ e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Maranhão, por meio da lei 11.578, de 2021. Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) é coordenadora geral da política no estado.

O público-alvo do Mapa no Agrobalsas são produtores rurais e empresários que querem compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuir para a conservação de florestas por meio dos projetos de REDD+ via compra de créditos de carbono, além de entidades empresariais , pecuaristas, educadores, estudantes, comércio varejista e demandantes de serviços.

O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, destaca a importância da participação da empresa no AgroBalsas com REDD+ Maranhão. “Essa será a primeira vez que o Mapa vai participar do AgroBalsas, e não deixará de levar o REDD+. Nosso estado vai se tornar referência na implementação desse projeto e este evento é o espaço ideal para buscar parcerias no tocante ao crédito de carbono, visto que essa região tem um grande mercado potencial de investidores em sustentabilidade”, explicou.

Sobre a Mapa

A Maranhão Parcerias (Mapa) é uma empresa do Governo do Maranhão, de economia mista, cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio da gestão e execução de projetos e prestação de serviços em parceria com a iniciativa privada, gerando lucro e benefícios à população.

Sobre o AgroBalsas

A 19ª edição do AgroBalsas 2023 contará com a presença de mais de 375 expositores, com 2 mil marcas, e espera ultrapassar a marca do ano passado de R$ 6 bilhões em volume de negócios gerados. Aguardo é receber, durante os cinco dias de feira, cerca de 180 mil pessoas.

Compartilhe este artigo