Fotógrafa Adriana Bastos conta sua experiência celebrando 15 anos de “cliques” de vida e amor

Nedilson Machado
Adriana Bastos: “Fui ‘fotobrincando’ a vida por onde passava e desenvolvi o meu estilo de fotografia para chegar nas cores e no tipo de trabalho que amo fazer” (Fotos/Instagram)

“É muito bonito ver a formação de uma família. Começo fotografando o noivado e depois é todo um seguimento. Eles se casam, aí vem a gestação, maternidade…”

 

Na profissão há 15 anos, a fotógrafa Adriana de Araújo Bastos, que responde pelo perfil “Fotobrincandoslz” no Instagram, já tem muito a celebrar em centenas de registros retratando histórias de vida e amor.

Esse, aliás, é o foco do seu trabalho: fotografar famílias, desde a união (casamento), ao seu crescimento: gestação, maternidade, ‘newborn’ (termo em inglês que significa recém-nascido), festas (das infantis em diante) e ensaios infantis e adultos.

“É muito bonito ver a formação de uma família. Começo fotografando o noivado e depois é todo um seguimento. Eles se casam, aí vem a gestação, maternidade, newborn, smash the cake e o primeiro aninho.  É gratificante ver uma família caminhar feliz em todas as fases”, justifica a profissional, que também chegou a atuar no ramo do turismo (como turismóloga), mas que deixou de lado para viver intensamente a experiência da fotografia profissional. “A fotografia foi o que escolhi viver para sempre. Quando fotografo sinto uma imensa felicidade e satisfação que vem do fundo da alma”, confessa orgulhosa.

Quem quiser dar uma checada no trabalho de Adriana é só fazer um “tour” pelo seu Instagram, o “Fotobrincandoslz”, onde exibe uma imensa galeria de fotos do seu portfólio, com quase três mil publicações. “Fotobrincando”, aliás, foi o nome de batizo de sua primeira exposição em 2013, na Casa da Arte, no Centro Histórico, a convite da Rádio das Tulhas.

“Então vamos seguindo firmes e confiantes, pois já deu certo, e faz tempo! Amém. Gratidão sempre à todos que acreditaram”

Vivendo o sonho da fotografia

“Foi lá que percebi que dava para continuar esse sonho da fotografia. As pessoas me falavam tantas coisas lindas e se sensibilizaram com as fotos”, declara a fotógrafa. Daí para frente, surgiram outros convites para expor, mas alguns contratempos não deixaram acontecer.

“Se convidarem novamente, programo melhor uma próxima exposição. Ficaria feliz demais em expor novos trabalhos”, conta.

Atualmente, Adriana está fazendo o curso de “Fotografia Contemporânea”, no Parque Lage, Rio de Janeiro, que pretende concluir o mais rápido possível, para se dedicar integralmente ao seu trabalho no novo estúdio que está finalizando no bairro do Renascença “para melhor atendimento dos fotobrincantes”.

Num depoimento recente no perfil “Fotobrincandoslz”, Adriana conta que quando começou essa jornada teve a certeza de que havia encontrado o que realmente queria fazer da vida. “Me encantei totalmente, conseguia me ver crescendo com o meu próprio negócio e retratando histórias de vida e amor”.

E munida desse ideal, boa vontade e positividade conseguiu ficar de pé em um mercado tão competitivo, conquistando clientes que confiam no seu trabalho: “me indicam para todo mundo e ficam satisfeitos e principalmente emocionados e isso me dá entusiasmo e felicidade para continuar”, finaliza a fotógrafa.

Compartilhe este artigo