Fernando Renner (Fiema), Cel. Fernando Benitez Leal (Diretor do CLA) e o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda (Foto/Divulgação)
O Maranhão abriga o centro de lançamento de foguetes e satélites de maior capacidade do Brasil: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que opera plataformas especiais de lançamento de cargas úteis no espaço.
Toda essa operação exige qualidade, e grande quantidade de energia elétrica para acontecer, por isso, a Equatorial Energia projetou e construiu uma rede elétrica inteligente reunindo tecnologia, inovação e redução de CO2, para atender as demandas de energia durante os lançamentos de satélites e foguetes.
O sistema provê mais autonomia, segurança e gera energia limpa, além de diminuir o uso de geradores à diesel utilizados como backup durante os lançamentos do CLA.
A construção da rede é resultado de um convênio entre a Equatorial e o CLA assinado em junho de 2020. A rede foi entregue oficialmente recentemente e todo o projeto foi desenvolvido por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tendo o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento, e contando também com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), além da Enova Energia Solar, empresa provedora de soluções energéticas e sistemas de energia solar do Grupo Equatorial.