O presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, apresenta números da operação portuária no Itaqui (Foto/Divulgação)
O presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR), Daniel Pereira, apresentou, na última sexta-feira (25), números da movimentação de cargas no Porto do Itaqui pelas empresas associadas durante reunião ordinária do Conselho da Autoridade Portuária Porto do Itaqui (CAP) realizada na sede da Emap, em São Luís. O encontro também contou com a presença da diretora executiva do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Itaqui (OGMO), Ana Barbosa, que discutiu o papel da instituição responsável pela gestão da mão de obra portuária.
Durante a reunião, o presidente Daniel Pereira aproveitou a oportunidade para fazer um balanço detalhado da movimentação de cargas no Porto do Itaqui. De acordo com os números apresentados, foi registrado um crescimento de 8,17% nas movimentações de cargas pelos operadores portuários do SINDOMAR num comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2022. As empresas associadas foram responsáveis por mais de 70% da movimentação do Porto do Itaqui.
Mão de obra
Além disso, Ana Barbosa, diretora executiva do OGMO/Itaqui, ressaltou o papel crucial desempenhado pela instituição como intermediadora entre os operadores portuários e a mão de obra necessária para as operações portuárias na gestão da mão de obra. Ela destacou a importância de uma relação harmoniosa entre as partes envolvidas para garantir a eficiência e a segurança das atividades portuárias. A atuação do OGMO na gestão e fornecimento da mão de obra contribui diretamente para o bom funcionamento do porto e para a manutenção dos padrões de excelência operacional.
De acordo com a diretora executiva, no primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento de 36% no número de trabalhadores requisitados em relação ao mesmo período do ano passado.
A troca de informações, perspectivas e estratégias entre as lideranças e as instituições envolvidas no CAP promove uma base sólida para a busca contínua de melhorias na eficiência operacional e no desenvolvimento sustentável da comunidade portuária do Porto do Itaqui.