Durante a cerimônia de posse, Benedito Mendes agradeceu a toda a equipe do Sindicerma (Foto/Divulgação)
Com mais de 200 indústrias, o setor industrial da cerâmica é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão
O empresário e vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Benedito Bezerra Mendes, tomou posse, nesta quarta-feira, 28, como presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do Estado do Maranhão (Sindicerma) para o triênio 2024/2027.
Benedito Bezerra Mendes comanda o Grupo BB Mendes e é natural do município de Itapecuru-Mirim. Ele é um empreendedor reconhecido pelas lideranças empresariais maranhenses, com empresas atuantes no setor cerâmico, imobiliário, financeiro e de grãos que geram empregos e renda no estado. Ele contribui com a gestão do Sindicerma há cerca de 20 anos, já presidiu a entidade duas vezes e fez parte da diretoria.
Durante a cerimônia de posse, Benedito Mendes agradeceu a toda a equipe do Sindicerma. Em especial à ex-presidente Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz, que conduziu o sindicato nos últimos sete anos, período em que aumentou o número de empresas filiadas. Benedito Mendes relembrou a atuação do ex-presidente da FIEMA, Jorge Machado Mendes, e do apoio irrestrito do atual presidente da Federação, Edilson Baldez, ao fortalecimento do associativismo dos sindicatos patronais. “Há muitas questões que devemos resolver de forma coletiva e o sindicato e as federações de indústrias são duas das entidades que nos auxiliam nessa tarefa”, falou o presidente do Sindicerma.
O superintendente da FIEMA, César Miranda, ressaltou que a Federação é a casa do empresário. “Trabalhamos para apoiar os sindicatos para que possam melhorar a sua gestão, atrair mais empresas e gerar mais negócios. “Por que tudo isso se traduz em renda, empregos e mais riqueza para o nosso estado”, frisou. Um dos projetos atuais da FIEMA é o Inova Sindicato, que atua na defesa dos interesses das indústrias do Maranhão para garantir a melhoria contínua dos processos e um posicionamento estratégico no mercado.
O Inova Sindicatos é uma iniciativa da FIEMA e do Sebrae- MA com execução do IEL-MA. Uma das premissas dessa iniciativa é que fortalecer a gestão do Sistema de Representação da Indústria filiado à FIEMA e apoiar a cooperação é fomentar a competitividade das indústrias maranhenses, especialmente de microempreendedores individuais e de micro e pequenas empresas associados aos sindicatos.
O vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, também participou da posse. “Nos colocamos à disposição para que seja dado prosseguimento nesse excelente trabalho que o Sindicato de Cerâmica vem fazendo”, falou. Emocionada, Terezinha de Jesus também agradeceu o apoio e lembrou que o trabalho construído pelo Sindicerma nos últimos anos foi de conscientização, de sensibilização do setor cerâmico e da sua importância para o mercado.
SETOR CERÂMICO – No Maranhão, a indústria de cerâmica vermelha produz o suficiente para atender o mercado interno. Há produção em quase todos os municípios, seja artesanalmente para uso próprio ou seja por indústrias de todos os portes. Com mais de 200 indústrias em cinco polos no estado, o setor industrial da cerâmica é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão, e esse contexto potencializa ainda mais o trabalho do SINDICERMA na busca por políticas que possam trazer benefícios significativos para o setor. Os municípios de Itapecuru, Rosário, Imperatriz, Timon e Caxias se destacam produzindo tijolos, telha canal, telha colonial, blocos cerâmicos e lajotas. Só o polo de Itapecuru produz mais de três milhões e meio de peças por mês.
Também estiveram presentes na cerimônia o 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar; a presidente do Sindibebidas, Tânia Miyake; a presidente do SINDIREPA, Leonor de Carvalho; o suplente da diretoria do Sindibebidas, Francisco Magalhães da Rocha, e a nova diretoria do Sindicerma.