Para Julia Seibel, gerente do Programa EscolhaVeg, o Nordeste é uma região-chave em consumo e alimentação, e isso se reflete em um potencial significativo quando se pensa em alimentos à base de plantas (Fotos/Divulgação)
Conduzido pela ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA), o programa EscolhaVeg, que busca oferecer suporte gratuito ao food service na inclusão e promoção de opções à base de plantas nos cardápios dos estabelecimentos, dá o primeiro passo para realizar a expansão pela região do Nordeste com o lançamento do Caderno de Receitas do Nordeste. O material reúne 15 receitas inéditas da chef Juliana Santana, com a versão 100% vegetal de pratos típicos da região, que além de cultura e tradições, é rica em ingredientes e culinária afetiva.
Nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento significativo na demanda nacional por alimentos à base de vegetais. Em contrapartida, a região Nordeste enfrenta desafios consideráveis ao procurar opções à base de plantas. De acordo com o estudo “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant Based”, realizado pelo The Good Food Institute Brasil em 2022, cerca de 71% da população do Nordeste afirmaram ter reduzido o consumo de carne nos últimos 12 meses. Ao mesmo tempo, a pesquisa também registrou que 66% dos entrevistados da região apontaram não ter encontrado pelo menos uma alternativa vegetal para substituir produtos de origem animal.
Para Julia Seibel, gerente do Programa EscolhaVeg, o Nordeste é uma região-chave em consumo e alimentação, e isso se reflete em um potencial significativo quando se pensa em alimentos à base de plantas. “Notamos índices altos no Nordeste quando perguntamos sobre o desejo de consumir mais alimentos plant-based. De acordo com a pesquisa realizada neste ano pelo instituto IPSOS para o EscolhaVeg, mais de 70% das pessoas entrevistadas na região disseram que gostariam de consumir regularmente opções à base de planta”, destaca Julia.
Expansão pelo Nordeste
O programa EscolhaVeg celebra a chegada no Nordeste com o lançamento do Caderno de Receitas. Em parceria com a chef Juliana Santana, expert no tema e na culinária da região, o material apresenta releituras de pratos populares em suas versões 100% vegetais. O objetivo é mostrar que é possível valorizar a cultura, as tradições e os ingredientes regionais, com opções que sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental, que valorizem a produção local e que também sejam acessíveis em termos de custos.
“Acreditamos muito no potencial do Nordeste quando pensamos na riqueza de ingredientes e da culinária, que já usa itens como feijões, coco, tapioca, mandioca, frutas, castanhas, entre outros itens na sua culinária. O Caderno de Receitas é uma oportunidade de explorar uma culinária que é rica em tradições e que é popular não apenas na região Nordeste, mas em outros lugares do Brasil”, compartilha Julia.