Em Balsas, Sebrae-MA quer garantir contratação de pequenos negócios locais pela Inpasa 

Nedilson Machado
Presidente do Sebrae/MA, Celso Gonçalo (centro), diretor técnico Mauro Borralho (direita), e diretor da Fiema, João Neto Franco, participaram da visita (Foto/Divulgação)

 

Em visita às obras da indústria, a instituição falou sobre como planeja preparar ambiente de negócios para que fornecedores maranhenses sejam contemplados

 

Nesta segunda-feira (11), equipe do Sebrae Maranhão, incluindo dirigentes da instituição, e representantes da Federação das indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) visitaram as obras da Inpasa em Balsas para alinhamento de ações pertinentes à implantação da usina na localidade. A indústria iniciou processo de instalação da sua sétima unidade de etanol, proteína e óleo de milho em 2023, que prevê a geração de 2 mil empregos na fase de obras, além de 500 empregos diretos no início da operação e cerca de 2 mil indiretos, de acordo com a empresa.

Segundo o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Sebrae vai atuar na identificação e preparação de empresas maranhenses que possam fornecer os insumos e serviços necessários para as operações da usina em Balsas, seguindo o modelo proposto pelo programa Conexões Corporativas, do Sebrae Nacional. Será um trabalho realizado em parceria com várias instituições, como a FIEMA, Governo do Estado e Prefeitura de Balsas.

“Nesse programa, nós trabalhamos outras soluções também, como a utilização do programa Sebraetec para desenvolver ações voltadas à melhoria no aspecto de inovação e tecnologia dos pequenos negócios, e o mapeamento dos pequenos negócios que possam ser fornecedores de produtos e serviços para a Inpasa diretamente ou para empresas que prestam serviços para a Inpasa”, explica Borralho.

Na oportunidade, o vice-presidente da Inpasa, Rafael Ranzolin, destacou as oportunidades e desafios para implantação da empresa em Balsas, que terá investimento inicial de R$ 1,2 bilhões, podendo chegar a até R$ 2,5 bilhões. Para ele, o apoio do Sebrae no projeto impulsiona o desenvolvimento da região, além de facilitar a implantação da indústria no estado. “Vemos o Sebrae como um parceiro para realmente trazer o que a empresa não tem condições de forma alguma de fomentar”, afirma.

Visitas técnicas em Mato Grosso do Sul

Em janeiro deste ano, o Sebrae Maranhão integrou comitiva liderada pelo Governo do Estado que levou instituições maranhenses para conhecerem experiências e parcerias da Inpasa no estado do Mato Grosso do Sul, onde a empresa mantém usina no município de Dourados. Além de visita à planta industrial em Dourados, o momento também permitiu e entender como Governo do Estado, Sebrae/MS e Senai/MS colaboram com a empresa.

Compartilhe este artigo