Bloco Os Foliões fará apresentação no ‘stand’ do Maranhão na ABAV Expo 2023 (RJ)

Nedilson Machado

O bloco Os Foliões vai representar a cultura maranhense na programação artística da ABAV Expo 2023, o maior evento do trade turístico das Américas, que acontecerá no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, de 27 a 29 desse mês.

Será a primeira vez que um bloco tradicional de ritmo maranhense realizará apresentações na capital fluminense.  A batucada dos grandes tambores contratempos vai ecoar nos salões do Riocentro todas as noites, sempre a partir das 18h. O bloco vai fazer a festa em frente ao stand do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela ABAV Maranhão.

O elenco será formado por 10 artistas, sendo que o intérprete das músicas será Ivan Coracinha. A iniciativa foi do próprio bloco, abraçada pela Secretaria de Estado da Cultura (Setur-MA) e pela ABAV (Maranhão e Nacional). O projeto é assinado por William Moraes Corrêa e Claudio Mendes.

Aproveitando a oportunidade em terras cariocas, o bloco vai produzir um clip musical, divulgando a arte maranhense para o mundo, tendo por cenário a Cidade Maravilhosa. Além do batuque forte e das músicas contagiantes, as belas fantasias vão encher de  luxo e alegria todo o pavilhão da Expo.

O bloco realizará um importante intercâmbio também com a Companhia Mariocas, formada por artistas maranhenses radicados no Rio, com a coordenação dos gêmeos Rômulo e Ramon. O início desse apoio mútuo será tanto na infraestrutura da Abavexpo quanto de futuros projeto culturais.

Vale lembrar que o bloco já esteve na ABAVEXPO, em 2001, em Brasília – DF. Na oportunidade, o grupo encantou o público presente com números de danças, como o bumba-meu-boi, o coco, o cacuriá e o próprio bloco de ritmo. Pioneirismo é a marca registrada na história gloriosa do mais premiado representante do carnaval maranhense.

Os Foliões foram o primeiro bloco tradicional a gravar discos e vídeos, lançar músicas em plataformas digitais, realizar apresentações e ações culturais o ano inteiro, desenvolver projetos, ter extensões artísticas, apesentar-se fora do Maranhão e o único a se apresentar no exterior. Para esse projeto, o bloco conta com, além da Setur-MA, o patrocínio majoritário do CEUMA, parceiro de longas datas e que acreditou na proposta apresentada com muito empenho e determinação.

A iniciativa tem, ainda, o apoio da Empresa Azul, Agência Boulevard, Via Mundo, Grand  Lençóis Flat Residence, Companhia Mariocas, Sindjus-MA, Gordo Elinaldo, Augusto Tampinha, Casa Civil do Maranhão, Programa Maranhão TV, Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), DC Produções e Produtora Senhor das Estrelas (Renato Durans).

Compartilhe este artigo