Alunos do curso de Técnico em Logística do Sest Senat participam de palestra sobre a operação da VLI

Nedilson Machado
Troca de experiência com profissionais da empresa possibilita mais conhecimento sobre atuação no mercado (Foto/Divulgação)

 

Alunos do curso Técnico em Logística do Sest Senat em Imperatriz participaram, na última semana, de um momento de troca sobre a área durante palestra com representantes da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos. Essa é a primeira turma do curso idealizado pela instituição para atender às demandas do mercado. O objetivo é formar profissionais com competência para aplicar os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística.

A ação foi batizada de “Pit Stop Logístico” e teve sua primeira edição com empregados da VLI. A empresa foi representada, na ocasião, pela Relações Institucionais Municipais da companhia no Maranhão, Francília Cutrim, e pela analista de Via Permanente, Joseane Fontinele, que abordaram a  “Logística e Áreas de Atuação”. Foram cerca de duas horas de bate-papo para uma plateia atenta e participativa, que soube aproveitar a oportunidade para conhecer o trabalho que a empresa desenvolve no Maranhão e nos demais estados onde opera.

Sobre o Corredor Norte

Compreendendo os estados do Tocantins e Maranhão, o Corredor Norte da VLI possibilita o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e região do Mato Grosso, Pará e Goiás, pelo sistema Portuário São Luís. O sistema logístico conta com terminais integradores estrategicamente posicionados, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão, que permitem o transbordo da carga para a ferrovia e oferecem capacidade de armazenamento aos produtores locais. Além das cargas do agronegócio, o corredor também realiza o transporte de combustíveis, celulose e minerais.

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro

Compartilhe este artigo