O cantor e pianista Alessandro Batista que vai interpretar do cancioneiro popular brasileiro aos fados que se imortalizaram, como sendo o gênero musical que mais representa Portugal (Foto/Divulgação)
“Uma verdadeira imersão gastronômica, musical e artística chamada Noite Luso-Brasileira está prestes a acontecer!” É o que garante o cantor e pianista maranhense Alessandro Batista que apresenta na próxima quinta-feira (30), a partir das 19h, no Restaurante Milazzo Contemporâneo, a “Noite Luso-Brasileira”.
“Quando unimos o melhor do cancioneiro popular brasileiro e os fados que se imortalizaram, como sendo o gênero musical que mais representa Portugal, o espetáculo é garantido!”, assegura o cantor.
No espetáculo grandes clássicos da MPB e fados portugueses serão cantados pelo incrível intérprete Alessandro Batista acompanhado por uma gastronomia espetacular.
O convite individual está à venda ao preço de R$ 234. Informações (98) 9 9110-6660. Lembrando que não estão inclusas bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que serão vendidas separadamente.
A História da Música Portuguesa
O Fado, proveniente de Lisboa no século XVIII, tem esse nome pela derivação do latim “fatum”, que significa “destino”.
Acredita-se que se originou dos cantos dos Mouros, que continuaram a residir em Mouraria mesmo depois da retomada dos cristãos. Como herança destes tempos, o fadista geralmente canta com tristeza e sofrimentos profundos e abordavam temas sociais e marginalidades.
O Fado porém, só se tornou popular em 1840, graças aos marinheiros que cantavam nas proas dos seus navios. A partir daí, o estilo começou a conquistar um perfil sonoro comum e um ritmo mais característico. Após a evolução da melodia, chega a vez de suas letras.
As poesias simples dão lugar aos poemas elaborados e estudados, dando não só uma sonoridade agradável mas um conteúdo de qualidade.
O estilo ganha força com o apoio popular lisboeta e começa a ser apreciado em teatro, praças, bares, ruas e até no primeiro filme de cinema português. Em 1925 nasce a primeira rádio portuguesa, deixando ainda mais evidente o gosto da população uma vez que o único estilo musical tocado na rádio era o Fado.